25.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Adultos emergentes e a Igreja

Leia também

‘Mistura de ceticismo com desconhecimento’ afeta soluções ambientais, diz Barroso

Ministro chegou a indicar que, em razão da semelhança dos assuntos, as ações poderão até ser levadas a julgamento juntas

Aras se diz contra pedido da prefeitura do RJ para volta às aulas na rede privada

De acordo com o procurador-geral, o deferimento dos pedidos de suspensão de segurança, de liminar e de tutela provisória tem caráter excepcional

Doria diz ter plano estadual alternativo à vacinação contra covid-19

O governador porém ressalvou: "tenho certeza que Ministério da Saúde não caminhará, não trilhará um caminho ideológico, partidário e eleitoral"

Os adultos emergentes estão deixando sua fé para trás?

A vida adulta emergente é marcada por transições como casamento e filhos, carreiras estabelecidas e possuir um lar. Este estágio da vida abrange pessoas com idades entre 18 e 29 anos ou mais.

Os adultos emergentes estão deixando sua fé para trás? Há ampla evidência para sugerir que muitos deles estão questionando as crenças e as práticas religiosas de sua criação cristã, enquanto outros ainda estão deixando a igreja por completo.

De acordo com o estudo Pew Religious Landscape publicado em 2015, os jovens adultos emergentes, identificam-se com uma taxa de 36% comparado a apenas 25% em 2007. No mês passado, a LifeWay Research relatou que “dois terços (66%) de jovens adultos americanos que frequentaram uma igreja evangélica regularmente por pelo menos um ano quando adolescentes dizem que também abandonaram a escola por pelo menos um ano entre as idades de 18 e 22 anos.”

Enquanto muitos retornam, Kara Powell, do Growing Young, estimou a perda de longo prazo em cerca de 50% dos que partiram inicialmente. As tentativas de explicar este êxodo variam e incluem descritores da espiritualidade adulta emergente como “ Espiritual por não religioso ” para caracterizar aqueles que ainda valorizam a espiritualidade, mas rejeitaram organizações religiosas ou doutrinas como formas de perseguir seus interesses espirituais.

Virando-se para o outro lado, há evidências de que os jovens não estão abandonando a igreja e sua fé em massa. Em uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Billy Graham em parceria com a LifeWay Research, exploramos a vida espiritual e as questões das pessoas sem igreja nos Estados Unidos.

Quando analisamos especificamente a geração do milênio, nesta idade descobrimos que as pessoas nessa geração geracional expressaram atitudes mais abertas e receptivas em relação à fé cristã e ao envolvimento congregacional do que as pessoas sem igreja de qualquer outra geração geracional.

Entre os sem igreja, 39% esperam frequentar a igreja regularmente no futuro. Além disso, adultos emergentes sem igreja mantêm opiniões positivas sobre o cristianismo. Pelo menos um terço acredita que a fé cristã é boa para a sociedade, comparada a menos de 10% que é prejudicial e são receptivos a convites para igreja ou eventos patrocinados pela igreja de amigos e membros da família.

Em essência, os adultos emergentes continuam mais receptivos à fé cristã do que imaginamos, especialmente quando comparados a outras pessoas sem igreja. Esses dados sugerem que a narrativa de rejeição e declínio é exagerada e que a vida espiritual dos adultos emergentes é mais complexa do que comumente se acredita.

Enquanto muitos pararam de frequentar a igreja, fatores como a instabilidade desse período da vida como terminar o ensino médio, sair de casa, entrar no mercado de trabalho, contribuem para essa ausência, em vez de simplesmente rejeitar a igreja ou a fé cristã.

Pesquisa

Segundo a pesquisa do Instituto Billy Graham, os afro-americanos adultos emergentes e hispânicos americanos são muito mais receptivos à fé e congregações cristãs do que brancos e asiáticos. Generalizar sobre os padrões de todos os adultos emergentes pode ser muito enganador.

Meu ponto em destacar o negativo, o positivo e o problemático nos estudos emergentes de adultos é chamar a atenção para a complexidade da questão, bem como para as fronteiras do conhecimento que precisam ser exploradas.

No momento, os adultos emergentes representam um grupo etário substancial, mas mal compreendido, para a igreja. As vidas espirituais e as questões dos adultos emergentes exigem reflexão não apenas sobre amplas generalizações, mas também sobre a profunda diversidade que caracteriza a religião adulta emergente.

As igrejas precisam responder à realidade que existe e não às predições e generalizações frequentemente pessimistas que caracterizam nossa conversa no momento. Eles exigem um estudo aprofundado e colaboração entre disciplina e experiência ministerial.

*Extraído de Christianity Today- Rick Richardson


Leia mais

A igreja flutuante
O raio x da Igreja brasileira
Fé sem templo: o que afasta os cristãos das igrejas?

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Live Elementos Essenciais do Discipulado hoje

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Angola: Justiça manda fechar templos da Igreja Universal

Prédios da Igreja Universal em Angola, localizados em pelo menos quatro regiões foram interditados por autoridades policiais neste domingo.

Após seis dias internado, André Mendonça deixa hospital

De acordo com o Ministério da Justiça, ele seguirá trabalhando de casa nas próximas três semanas. Saiba mais!

“Maior tesouro”, com Anderson Freire e Jozyanne

Música é uma composição de Josyanne e Anderson Freire. "Maior tesouro" está disponível em todas plataformas digitais. Ouça a canção!

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!