back to top
18.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

ADRA envia carreta solidária para o litoral norte de SP

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A unidade móvel fornecerá refeições à população e lavagem de roupa, além de prestar assistência psicológica 

Por Patricia Scott

A região afetada pelo temporal que devastou o litoral norte de São Paulo no fim de semana receberá, nesta quinta-feira (23), a carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Segundo a última atualização das autoridades nesta terça-feira (21), são 46 mortos, mais de 40 desaparecidos e 2.500 desabrigados.

O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, com até 1.500 refeições por turno; o segundo para a lavagem e secagem de roupas, com capacidade de entregar até 500 quilos de roupa limpa por dia; e o terceiro para a realização de apoio psicológico à comunidade.

Durante a estadia em São Paulo, inicialmente, a unidade móvel servirá cerca de mil refeições simples diariamente, como sopa, ou até 500 refeições completas, com arroz, feijão e proteína. Aproximadamente 500 quilos de roupa poderão ser lavados.

- Continua após a publicidade -

Os municípios mais afetados pelo temporal, São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba, estão em estado de calamidade pública. Devido às persistentes chuvas ocorreram inundações, deslizamentos e desabamentos, que afetaram o abastecimento de água e energia, inclusive houve bloqueio de estradas. No entanto, nesta terça-feira (21), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (PL) pediu que, se possível, os turistas retornem para casa.

ADRA envia carreta solidária para o litoral norte de SP
Unidade móvel tem auxiliado população em várias partes do país – Foto: ADRA Brasil

Com o objetivo de arrecadar recursos que serão integralmente destinados a ajudar as vítimas do temporal que afetou o litoral norte de São Paulo, a ADRA disponibilizou uma chave Pix. Para colaborar, use [email protected].

Carreta solidária

Mais de 40 cidades brasileiras foram atendidas pela carreta solidária nos últimos seis anos. Nesse período, a unidade móvel serviu mais de 110 mil refeições, além de lavar 150 toneladas de roupas.

A coordenadora da unidade móvel, Cristiane Maximiano, relembra que foram atendidas vítimas de tragédias como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de pessoas prejudicadas pelos deslizamentos de terra em São Paulo e Petrópolis. A carreta também prestou apoio no combate ao coronavírus.

“Uma das experiências que mais me marcou foi o atendimento que fizemos em Brumadinho. Devido ao tamanho do desastre e a mobilização de voluntariado, vivi uma experiência que mudou minha maneira de pensar e sentir”, destaca Cristiane.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -