back to top
31.9 C
Vitória
quinta-feira, 26 DE fevereiro DE 2026
- Continua após a publicidade -

AD celebra 114 anos com reconstituição histórica nas ruas de Belém

Comemoração incluiu ainda evento com multidão no Centenário Centro de Convenções e anúncio de monumento em homenagem aos fundadores da denominação

Por Patricia Scott

A Assembleia de Deus Belém comemorou neste sábado (14) seus 114 anos de fundação com uma celebração marcada por fé e memória histórica. Mais de 30 mil pessoas participaram do evento, que incluiu uma reconstituição simbólica da chegada dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg à capital paraense — fundadores da denominação no Brasil, além de uma grande reunião assembleiana no Centenário Centro de Convenções.

Com o tema “Sal da Terra e luz do mundo”, a programação teve início na escadinha da Estação das Docas, ponto icônico do centro de Belém, onde Vingren e Berg desembarcaram em 1910. Fiéis trajando roupas inspiradas no início do século 20 acompanharam a caminhada até a avenida Presidente Vargas. 

- Continua após a publicidade -

Dois atores interpretaram os missionários, guiando a multidão em uma encenação que retratou a chegada dos fundadores ao Brasil, vindos de Nova York, mesmo sem falar português. “De Belém, a Assembleia se espalhou para todo o Brasil e se tornou o maior fenômeno evangélico do mundo que nasceu aqui”, afirmou o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus Belém.

LEIA MAIS
Aliança Evangélica Europeia convoca oração pela Ucrânia Aliança Evangélica Europeia convoca oração pela Ucrânia - Entidade pede intercessão por líderes, igrejas e famílias afetadas pelo conflito que já dura quatro anos
Navio missionário inicia rota europeia por Málaga Navio missionário inicia rota europeia por Málaga - Logos Hope permanecerá no porto espanhol por mais de duas semanas com programação cultural e ações em parceria com igrejas

O evento também destacou as origens da igreja no Pará. A Missão da Fé Apostólica foi formalmente estabelecida em 18 de junho de 1911, sendo rebatizada sete anos depois como Assembleia de Deus. Para o pastor Philipe Câmara, do Templo Central, a representação ajuda a preservar a identidade da instituição: “Um povo sem história é um povo sem identidade. A igreja testemunha hoje seu passado para guiar seu futuro”, declarou.

Monumento e legado

Durante a cerimônia, foi anunciado um monumento em tamanho real que será erguido na escadaria da Estação das Docas em homenagem a Vingren e Berg. A escultura deve ser inaugurada em 2026, como parte das celebrações da COP30 em Belém. “Será um marco da história de Belém, do Pará e da Assembleia de Deus”, afirmou a vice-governadora Hana Ghassan.

A notícia emocionou fiéis como Mariluce Chaves, de 53 anos: “É muita glória! Imagine fazer parte dessa história durante a COP30”, disse.

- Continua após a publicidade -

Ação humanitária no Marajó

Além das celebrações simbólicas, a igreja prepara uma grande mobilização social entre os dias 19 e 22 de junho. Cerca de mil voluntários participarão do Impacto Humanitário, iniciativa que levará serviços médicos, odontológicos, jurídicos e cursos profissionalizantes às cidades de Melgaço e Portel, no arquipélago do Marajó. Também serão distribuídos medicamentos, roupas e kits de higiene a famílias em situação de vulnerabilidade.

Com mais de 7 milhões de membros em 180 países, a Assembleia de Deus é hoje considerada a maior denominação pentecostal do mundo. Em Belém, são cerca de 155 mil fiéis distribuídos em 550 templos.

Próximas programações

As celebrações continuam nos próximos dias com eventos institucionais:

17/06 (terça-feira), às 10h: Sessão solene em Brasília com entrega da Medalha Daniel Berg e Gunnar Vingren

- Continua após a publicidade -

18/06 (quarta-feira), às 19h: Culto de ação de graças no Templo Central de Belém

As atividades reforçam o papel histórico, social e espiritual da Assembleia de Deus na vida religiosa do Pará e do Brasil. 

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Assembleia de Deus em Belém (@adbelempaoficial)

 

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

FIQUE POR DENTRO

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -