Passeatas e ações preventivas contra o “suicídio”

Foto: Assessoria

Neste sábado, jovens cristãos vão fazer passeatas pedindo mais diálogo.

Os números assustam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometeram suicídio em 2015. A cada 40 segundos, um caso ocorre em alguma parte do planeta. No Espírito Santo, em 2016, foram consumados 146 suicídios, sendo 1.216 tentativas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Os dados da OMS apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. E foi pensando em oferecer ajuda que surgiu o projeto “Quebrando o Silêncio”. A iniciativa da Igreja Adventista em favor da vida.

Neste sábado (25) jovens adventistas vão as ruas em passeata para pedir mais diálogo na sociedade e que esses casos de suicídio diminuam. Várias cidades do ES vão participar da ação com distribuição de revistas e informativos sobre o tema. Cerca de 50 mil devem participar da passeata no Estado.

Na capital, Vitória, os jovens vão usar roupas brancas como sinal de paz e ainda estarão com rosas vermelhas. Na Serra (ES), mil jovens devem se reunir ao som de fanfarra e carro de som entregando revistas para a população. E ainda vão soltar balões com gás de hélio na cor amarela, que representa o sucídio. A ação terá parceria da Secretaria de políticas públicas da Mulher que vão alertar sobre a violência feminina.

Os jovens farão um alerta para o problema. Mas a prevenção começa em casa com a família.  “É por isso que estamos investindo em revistas, vídeos e outros materiais, além de sugerirmos a realização de fóruns ou debates para que o tema seja discutido com a seriedade que merece”, comentou Roseane Meireles, coordenadora do projeto.


Leia mais

Suicídio na juventude!
Hernandes Dias Lopes: causas e prevenção para o suicídio
Suicídio: debate traz questões religiosas e científicas
Comunhão Realiza Debate Sobre Suicídio