22.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 janeiro 2021

Abuso sexual infantil: mais comum do que se imagina

A cada hora, cerca de 15 crianças sofrem algum tipo de violência no Brasil. Quando o assunto é abuso sexual essa estatística fica ainda pior: 80% delas acontecem dentro de casa

O caso da menina de 10 anos que foi violentada pelo tio e teve o aborto concedido pela justiça, acendeu o alerta para o abuso sexual. Segundo especialistas, é mais comum do que se imagina. A cada hora cerca de 15 crianças sofrem algum tipo de violência no país. E quando o assunto é abuso sexual essa estatística fica ainda pior. 80% delas acontecem dentro de casa.

Entre 2011 e 2017, foram notificados 184.524 casos de violência sexual no Brasil. Desse total, 58.037 (31,5%) são em crianças e 83.068 (45,0%) em adolescentes, . Os dados são de um Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em junho de 2018. E mais: 51% das crianças abusadas sexualmente no Brasil têm de 1 a 5 anos.

Estudos mostram que, em um grande número de casos, entre 70 e 80% dos registrados, os abusadores são conhecidos das crianças e incluem cuidadores como pais, parentes e professores. E a família não denúncia por medo.

“Família tem medo do encarceramento do parente envolvido no crime”, explica a advogada cristã, Natália Lessa, que é militante no combate à violência contra mulher. “E infelizmente acontece em qualquer lugar, até na igreja. Muitos pastores cometem esse crime, mesmo sabendo disso não fazem nada, pois implica em diversas coisas, como dinheiro e a própria fé da pessoa, que passa a não vê-lo como referência”, complementa.

Inaceitabilidade do abuso

Aumentar a conscientização sobre a inaceitabilidade do abuso sexual infantil e promover a noção de que parar o abuso sexual infantil é responsabilidade de todos são algumas das informações que mais circulam pela internet.

Afinal, todos os adultos e adolescentes precisam saber que o abuso sexual infantojuvenil é um crime que costuma causar graves danos às crianças, que a ajuda está disponível para aqueles que a procuram e que as crianças nunca podem consentir na atividade sexual.

Mas afinal como tudo isso é transmitido às crianças e qual a forma eficaz de prevenção? “Prevenir é basicamente evitar que algo aconteça, é antecipar-se. Prevenir não é, por exemplo, explicar que alguém não pode tocar nas partes íntimas da criança. É, antes de mais nada, explicar o que são as partes íntimas, qual o projeto de Deus para as partes íntimas, qual a função delas no processo global de formação corpórea dessa criança.

Por isso, é preciso entender a razão de a criança interagir com esse corpo, porque esse corpo é dela… Então, antes das noções de prevenção mais populares na internet, especialmente, durante o Maio Laranja, existe um trabalho de base anterior”, informa a missionária Brena Riker, que lida com a temática da sexualidade humana há 15 anos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Sou Teu Deus”, com Midian Lima

Clipe da canção conta a história de vida de Midian Lima e contou com a participação da família da cantora. Canção já está disponível...

3 Palavrinhas disponibiliza conteúdos na Netflix

Com bilhões de acessos no YouTube, agora os vídeos do grupo 3 Palavrinhas passam a estar disponíveis também na plataforma de streaming. Saiba mais!

Para estender auxílio, determinados gastos terão de ser cortados, diz Mourão

O vice-presidente disse, ainda, que é favorável a extensão do auxílio junto com um corte de despesas do Orçamento. Saiba mais!

Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Serão beneficiadas 3,3 milhões de pessoas. Saiba mais!

Corrente do bem: Levando oxigênio para quem precisa

Voluntários da Corrente do bem em Manaus! Grupo de amigos se juntou para dar apoio às pessoas que não conseguem internação e estão sendo tratadas em casa. Saiba mais!

Daniela Araújo fala da violência contra a mulher em clipe

"Passou" é o segundo single de Catarse Lado B, que foi composto por Daniela Araújo, depois de viver uma repetição de relacionamentos abusivos

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.