22 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Abuso sexual infantil é uma invasão de limites

Leia também

Aras vai ao STF contra licença para mãe adotiva e biológica

As adotantes terão 120 dias de licença, prorrogáveis por mais 45 dias, se a criança tiver até um ano de idade

Pazuello desvia de perguntas sobre testes que irão vencer

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser importante ferramenta de controle da pandemia

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

Missão Luz Na Noite lança campanha Luz Além do Abuso para sensibilizar a comunidade cristã e a sociedade sobre o tema

Você já parou para pensar que o abuso sexual tem uma margem muito maior do que apenas a relação sexual ou cópula em si?

Pode ser um olhar, insinuações verbais (aquele velho blá, blá, blá no ouvido da criança, por exemplo), molestamentos, convite para a criança ver algum filme ou conteúdo pornográfico, exposição de genitais à criança. Tais ações são apenas algumas das práticas criminosas consideradas abuso sexual.

A coordenadora do Luz Na Noite, Débora Fonseca, que atua há 20 anos no aconselhamento cristão na área da sexualidade humana, afirma que o abuso é uma invasão de limites.
“Todos nós somos dotados de limites. Os limites na nossa vida são importantes e dizem respeito a quem nós somos, até onde podemos ir e até onde o outro pode vir na nossa vida”, explica.

Segundo Débora, muitas vezes, nós enquanto crianças, principalmente, estamos desprovidos de uma força ou de uma contensão a invasão do outro. O abuso é isso, é uma invasão do outro ao limite pré-estabelecido à intimidade física, emocional, sexual e até mesmo espiritual.

Quando uma criança ou adolescente sofre abuso sexual ou mesmo um adulto – pois o abuso, muitas vezes, pode ocorrer com alguém que não possa se defender ou responder –, acaba por ter todas essas áreas citadas atingidas e não especificamente ou tão somente a vida sexual. Isso porque não somos seres segmentados. “Se a área sexual é ferida, todas as demais sofrem repercussão”, complementa.

A campanha Luz Além do Abuso, ao expor relatos de vítimas, traz uma importante reflexão sobre qual a permissão que estamos dando ao outro e como estamos ensinando limites às nossas crianças.

A Bíblia traz passagens significativas sobre a questão dos limites na criação dos filhos. Muitas vezes, aparecem norteadas com a palavra disciplina cujos aspectos positivos são proatividade, prevenção e instrução como orienta Efésios 6.4.

“Cabe à família a responsabilidade em preparar cidadãos, seres humanos, que no futuro vão saber impor limites, respeitar uns aos outros, vão amar uns aos outros e vão ser boas pessoas numa sociedade que precisa tanto de pessoas de respeito”, lembra Débora.
Para a coordenadora, cada família deve ser um local de prevenção contra as mazelas da sociedade, como o abuso sexual infantil. Segundo ela, família com pai e mãe que nutre emocionalmente seu filho com carinho, atenção e amor, e ainda fornece orientação segura sobre educação sexual, sobre prevenção ao abuso, contribui para minimizar a possibilidade de que a criança seja vítima de violência sexual infanto-juvenil.

“Vamos acreditar, realmente, que nós, como pais, temos uma missão com nossos filhos. Não vamos terceirizar essa missão e vamos assumir esse privilégio, essa responsabilidade dada por Deus”, conclui.

Sobre a campanha e o 18 de maio

Em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, a Missão Luz Na Noite lança a campanha Luz Além do Abuso, iniciativa que visa conscientizar a população por meio das redes sociais com relatos de vítimas, depoimentos de agentes públicos e voluntários da importância de falar sobre o tema, seja para orientar, conscientizar, denunciar ou mesmo pedir ajuda.

As publicações ocorrerão de 12 a 18 de maio, mas o trabalho de acolhimento realizado pelos voluntários (aconselhamento cristão) é permanente.

“A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar das comunidades cristãs à sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre de qualquer situação que ultrapasse os seus limites naturais. Já os adultos que foram vítimas têm na campanha uma oportunidade de falar sobre o que passaram ou mesmo pedir ajuda”, explica Débora Fonseca.

A data foi escolhida como período de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade capixaba.


Leia mais

Duas em cada cinco crianças sofreram abuso sexual
Missão lança Campanha “Luz além do abuso”

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Fé e clamor a Deus na tempestade em Honduras

Em Honduras, uma foto de policiais e evangélicos ajoelhados em clamor à Deus após furacão devastar o país viralisou na internet. Saiba mais!

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical