Abrigo na chuva

As chuvas no ES atingem diversos municípios. - Foto: Aline Pagotto / Next Editorial

Com a retomada das chuvas nesta quarta (20) no ES, institutos meteorológicos emitiram novos alertas. Convenção Batista do Estado lançou campanha para ajudar os desabrigados

As chuvas que atingem o Espírito Santo nesta quarta (20) deixaram muitas regiões alagadas. Segundo informações de internautas, há pontos de alagamentos na Reta da Penha, em Vitória, e na BR-262, em Cariacica, próximo ao Terminal de Campo Grande.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, emitiu um alerta para as próximas 24 horas. Os municípios que decretaram estado de emergência são: Alegre, Cariacica, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Viana.

Em Vila Velha, escolas estão alagadas. Com isso, aulas estão sendo canceladas e os alunos estão sendo liberados. Além disso, as ruas também estão com nível alto de água. Em Vitória, próximo a Emescam, a rua também está alagada.

Solidariedade aos desabrigados
Parte dos mantimentos arrecadados na Primeira Igreja Batista de Campo Grande, Cariacica. Foto: PIB Campo Grande

Com os estragos deixados pela chuva, uma corrente do bem se formou entre várias igrejas evangélicas do Espírito Santo. Já são 664 pessoas desabrigadas. A Convenção Batista do Estado lançou uma campanha para arrecadação de mantimentos para os desalojados.

Várias igrejas estão arrecadando alimentos, roupas e água para os desabrigados. Algumas até cedem abrigo para receber as pessoas. Principalmente em Vila Velha, Cariacica, Marechal Floriano e Santa Leopoldina, que são um dos municípios mais atingidos no estado.

“Todos os mantimentos que entram saem rápido. Os membros da igreja são todos voluntários e estão envolvidos, tanto na arrecadação quanto no preparo do alimento para as pessoas. Estamos precisando mais é de água e alimentos agora”, explicou o pastor Tiago Lopes, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, Cariacica.

“Nós trabalhamos com igreja multiplicadora com compaixão e graça, pois é isso que Jesus faria, Nossa intenção é mostrar o amor de Jesus através da solidariedade“, completou o pastor.

Além da arrecadação de mantimentos, as igrejas também estão se mobilizando em orações. “Louvamos a Deus pelas nossas igrejas que tem feito a diferença e tem sido um canal de bênçãos nesse momento delicado ao povo capixaba”, diz o comunicado da Convenção.

Previsão do tempo

Há previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, sendo que na metade sul do Estado, e em alguns trechos das regiões Nordeste e Noroeste, a chuva ocorre na forma de pancadas.

O vento sopra com até moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano. Os termômetros registram temperatura máxima de 27 °C na Grande Vitória e não passa de 21 °C na região serrana.

*Da Redação, com informações de ESBrasil 


leia mais

ES: Municípios são atingidos pelas chuvas