A estação mais colorida e perfumada do ano começou no dia 22/09
Por Lilia Barros
Dia 22 de setembro marcou o início da Primavera, uma das estações mais esperadas e considerada por muitos como a mais bonita do ano, por ser associada às múltiplas cores e flores que podem ser vistas na paisagem. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão”.
A primavera sucede o inverno e antecede o verão, apresentando características de ambas as estações. É um tempo encantador, em que saímos do período introspectivo do inverno e desabrochamos para a vida, tal como as flores. Sendo assim, a era cinzenta e fria do inverno já passou. É primavera! A estação do colorido e da alegria voltou.
A psicóloga e pastora Nefertiti Gonçalves, da Igreja Sara Nossa Terra, no Recreio-RJ, acredita que a primavera simboliza um recomeço para a vida como um todo. “É o começo de um novo ciclo, representa renascimento, período em que a gente precisa regar o jardim, cuidar das plantas, das sementes para o processo que se inicia. Eu observo sempre para as minhas plantas no jardim e é muito interessante o quanto essa chegada da primavera faz toda a diferença: as flores começam a brotar, as plantas ficam mais verdinhas e parece que ficam mais alegres, mais felizes nesse período. No inverno elas ficam meio apáticas, tristes aparentemente. Precisamos passar por todas as estações, todos os processos da vida, tanto no inverno como na primavera, no outono e no verão, sendo que a primavera traz uma alegria própria dessa estação.”
Segundo ela, este é um momento em que ficamos mais propícios à gratidão. “Mesmo que você amanheça meio triste, abatido, quando você abre sua porta, suas janelas, você olha esse sol lindo, essas plantas lindas, uma flor no seu jardim, e isso te traz, sim, motivo de gratidão. E até sem querer dizemos: Que coisa linda! A natureza é linda e a primavera traz esse renascimento, esse brilho, essa cor. A primavera é um tempo de gratidão e, por que não, de abundância. As árvores começam a frutificar e tudo fica diferente!”
Tempo para tudo
O pastor Joarês Mendes, de Vitória-ES, explica que Deus nos ensina na primavera que em nossa jornada na terra passamos por períodos diversos. Assim como acontece com as estações, a Palavra de Deus ensina que há um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu.
“Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;”
(Ec. 3:1-4)
“As quatro estações são necessárias, como também as fases da vida. A questão é como lidar com elas. O texto ‘Há tempo para todo propósito debaixo do céu’ (Ec 3:1) inclui a ideia das estações e ciclos da vida. Eles não são necessariamente cronológicos, embora até possam ser assim para algumas pessoas. Esses ciclos são muito mais sazonais. Há períodos de primavera, como de verão, outono e também inverno. Sua duração é indefinida e cada uma dessas fases tem as suas características. Tenho conhecido pessoas que estão quase sempre na primavera (alegres, entusiasmadas, otimistas) e algumas que passam a maior parte da vida no inverno (tristes, desanimadas, deprimidas)”, afirma o pastor.
Uma nova história
Nefertiti Gonçalves conta que em seu consultório de Psicologia ou na igreja ela vê muitos pacientes passando do inverno emocional para a primavera da vida. “Pacientes que passam por um processo cinzento de depressão, angústia, tristeza, que podemos comparar ao inverno sombrio da alma, começam a sair dessa estação interior quando percebem que uma luz, ainda que pequena, se abriu para eles e começam a reagir, a ganhar força e a ter mais vida. E aquela pessoa fechada na sua depressão e solidão, que dormiu no inverno, acorda para a primavera e supera seus problemas emocionais, por entender que há uma esperança, uma expectativa. Elas acordam e se preparam não somente para viver a primavera, mas também para a chegada do verão, com muito calor e energia para viver uma nova história.”
A própria natureza nos impulsiona a viver a gratidão por um novo e gostoso tempo. É como uma recompensa por todo o processo que se vive na estação anterior e com a sinalização da estação seguinte. Segundo a pastora Nefertiti, isso acontece porque depois de fecharmos as portas e janelas e de nos acolhermos nos nossos cobertores do inverno da natureza e da alma, a primavera chega com expansão e nos leva a abrir as janelas e portas da nossa casa e do coração.
“O sol e o vento gostoso precisam entrar, e isso sim nos traz força e um crescimento interior com a experiência de superar uma dificuldade, um problema. Assim como as plantas ressurgem, a fé também pode ressurgir de um momento sombrio anterior e nos levar a um outro patamar, uma outra situação, uma outra perspectiva de vida. É como um novo amanhecer, que traz mais cor para aquelas pessoas que já não conseguiam mais enxergar a luz do sol, uma nova chance, a beleza da natureza e da vida com os animais, as plantas, com nosso próximo e com Deus, porque nesse novo ciclo vemos brotar a esperança que pode nos levar a uma resposta definitiva para o que desejamos.”
Renovação espiritual
A primavera pode ser vista também como um símbolo da renovação espiritual na vida do cristão, conforme afirma o pastor Joarês. “Com certeza. A primavera é o desabrochar das flores, que trazem seu perfume e sua beleza. Gosto do cântico que diz: ‘Que a beleza de Cristo se veja em mim…’ Acho que isso tem a ver com uma vida plena de significado, como Jesus prometeu em João 10.10: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’.”
Assim como a primavera prepara para a vinda do verão, com seu intenso calor, ela também nos ensina sobre a renovação da vida, o florescer da natureza após o período de recolhimento do inverno. Como partes dessa mesma natureza, somos tocados por seus processos. Assim, esta é para nós também uma oportunidade de renascer para um novo ciclo, com um novo ânimo para seguir adiante.
Grandes poetas e cantores se inspiraram nesse período reprodutivo de muitas árvores e plantas para comporem seus versos e canções. Para além da poesia e da música, Deus usa as estações para ensinar à humanidade lições importantes para a vida como um todo. Então, volte a viver. A primavera já chegou!
A matéria acima é uma republicação da Revista Comunhão. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.