28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Como sair da solidão e viver solitude

solitude
Foto: Reprodução/ Pixabay

“A solitude é o nosso silêncio interno, é o canto de oração, é o momento de intimidade com Deus. É a melhor arma contra a solidão”

Por Marlon Max

Mesmo com o uso cada vez mais frequente das redes sociais, onde em tese ocorre a aproximação das pessoas, pesquisas apontam que o brasileiro se sentem cada vez mais só. Os algoritmos que entrega busca por afinidade, as curtidas e comentários dão a falsa impressão de pertencimento. comunidade. Mesmo assim, a experiência no mundo digital parece insuficiente para substituir a vivência do mundo real. Mas é possível transformar a negatividade da solidão em algo positivo.

De acordo com o pastor, escritor e psicanalista Fabio Tristão, a solidão muitas vezes funciona como um mecanismo de fuga, onde a pessoa busca segurança e proteção e não percebe que está se isolando. O psicanalista alerta que é possível “transformar o limão em limonada”, nas palavras dele, é a busca por “acabar com o vazio da solidão e escolhendo estar em solitude”.

A solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo, já a solidão é uma condição associada à dor e tristeza. A solidão é um sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas, mas não ter. Logo a solitude é quando uma pessoa opta por passar alguns momentos em reclusão pois entende que isso lhe proporcionará sentimentos positivos, crescimento espiritual, autoconhecimento e, até mesmo, alegria.

- Continua após a publicidade -

Busca por paz e alívio para as angústias

De acordo com a pesquisa da Ipsos, globalmente, considerando todos os participantes da pesquisa, 40% relataram impacto negativo dos últimos 6 meses no bem-estar mental e 22% relataram um impacto positivo. Segundo Tristão, é possível transformar esse momento negativo de solidão em algo positivo.

“A solitude é a melhor arma contra a solidão. A solitude é o lugar onde encontramos o som que não podemos ouvir enquanto nossa alma estiver ansiosa nas coisas externas”, esclarece o pastor e psicanalista Fabio Tristão. Ou seja, é possível se reposicionar e buscar um lugar de paz em meio à angústia da solidão. “Na multidão você escuta barulho, porém na solitude você encontra resposta”.

A solidão

Especialistas em saúde mental ouvidos pela comunhão afirmam que estar sozinho por um longo período de tempo pode afetar a estrutura neurológica da pessoa. “Em um primeiro momento, a solidão parece apenas uma introspecção, mas com o passar do tempo pode desencadear uma sequencia de eventos depressivos, além de condicionar a pessoa solitária a abrir mão do convívio com outros”, explica.

Seja na música, na arte ou em filmes, a solidão é sempre abordado como algo negativo. O distanciamento das pessoas contraria a essência humana, diz Tristão, “somos seres coletivos”. A Banda Resgate canta sobre estar isolado. “A solidão e um velho relógio que tá fora do tempo. Sentado, olhando para os ponteiros que não rodam”, diz trecho da música. Confira!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -