23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

A soberania de Deus e a dificuldade humana em reconhecê-la

Reconhecer a soberania Divina, nada mais é do que uma volta às escrituras, a um relacionamento com o Deus das escrituras

Por José Roberto da Silva

Em um dos sermões do Senhor Jesus registrado em Lucas 18:8 Ele nos disse “…mais quando vier o filho do homem, acaso achará fé sobre a terra?” Os novos tempos nos mostram um crescimento vertiginoso da religião no Brasil e no mundo, mas isso não implica em um aumento da fé relacional com Deus. Quando digo fé relacional, falo de uma comunhão estreita do homem com o Criador, isso não existe dentro das muitas religiões.
Este crescimento religioso é uma hostil articulação humana fortalecida pela natureza do pecado no homem, para que com a proeminência religiosa, o homem sem respostas teológicas satisfatória, se afaste de seu Criador, mesmo praticando religião. Fica claro uma mensagem subliminar e religiosa de que Deus não é por si só Soberano e não possui o controle de todas as coisas.

A grande verdade é que a nossa teologia esta empobrecida, nossos teólogos estão secularizados, não ensinam e nem se preocupam em enriquecer esta geração fastfood do conhecimento. O evangelho de João 8:32, de uma maneira simplista e realista ensina-nos: “ E conhecereis a verdade…” e está verdade vos libertará da secularização, da politização, da filosofia terrena, do sincretismo, do consumismo e do pecado, que tão de perto nos rodeia Heb. 12:1.

Reconhecer a soberania Divina, nada mais é do que uma volta as escrituras. É a volta a um relacionamento com o Deus das escrituras. Não poderia deixar de citar Isaias 46:8-11: “Lembrai-vos disto e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei a minha vontade. Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei”.

- Continua após a publicidade -

As respostas para os tempos atuais e para tudo que está acontecendo e que acontecerá daqui para frente, está no reconhecimento da Soberania de Deus. Apenas reconhecendo a Soberania Divina é que encontraremos a paz para nossas almas, nosso vazio existencial não se calará dentro de nós enquanto não internalizarmos e vivermos esta verdade.

Não podemos humanizar Deus, nem sequer imaginar que nossos conceitos de bem e mal, são por Ele olhado sob o mesmo prisma, sua Soberania não é abalada pelo que achamos ou sentimos, Ele é Deus, e nós feitura de sua vontade soberana, nosso bem e nossa segurança está em aceitar o que Ele é e faz. Salmos 46: 1-11. Reiteramos que nossa angustias, porquês, e perturbações da alma se calarão ao voltarmos para nosso criador, e usarmos as sabias palavra de Jó: “ Antes te conhecia, apenas de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem (Jó 42:5).

José Roberto da Silva Bacharel em Teologia Pela Faculdade Batista Do Espírito Santo FATES; cursando Mestrado e Doutorado pelo Centro Batista de Estudo Superior de Macaé RJ

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas