25.5 C
Vitória
quinta-feira, 18 agosto 2022

A Mentira

Mais Artigos

Mentir é esconder, desviar a atenção, usando de declarações fora da realidade. Satanás é o pai da mentira e quem mente tem parte com ele

Por Pastor Jorge Linhares

Certamente você ouviu a história de um político e de um líder de um movimento político que disseram estar indo à Ucrânia, em plena zona de guerra, para prestar socorro humanitário. Eles fizeram uma grande arrecadação e viajaram, no entanto, não chegaram à zona de conflito. Postaram fotos, vídeos e disseram estar ajudando a fazer armas e comprando suprimentos para auxiliar os refugiados. Estaria tudo muito bem e bonito se, áudios vazados por terceiros não mostrassem a verdade que ia no coração de ambos. Eles tinham dois propósitos específicos:

1. Aumentar o número de inscritos nas redes sociais do político dando-lhe maior visibilidade.

2. Conhecer as mulheres bonitas e fragilizadas do Leste Europeu.

O mandato do político está para ser cassado, pois as palavras usadas por ele causaram repulsa em todos os segmentos da sociedade e ofenderam, não apenas as ucranianas, mas às mulheres em geral. Não dá para conhecer as verdadeiras intenções do coração, mas a mentira, ah, essa tem perna curta.

O que é a mentira

O dicionário define mentira como ato de enganar, impostura, fraude, falsidade; engano dos sentidos ou do espírito, erro, ilusão, ideia; opinião, doutrina ou juízo falso; fábula, ficção. Mentira é o contrário da verdade. Mentir é disfarçar, é esconder, desviar a atenção, utilizando-se de alguma declaração ou objeto que destoa da realidade. A mentira causa prejuízo, sofrimentos, tragédias e morte. Satanás é o pai da mentira e quem mente tem parte com ele. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44).

Escondendo o verdadeiro caráter

No episódio do político, que ganhou repercussão nacional e internacional, o que chocou a todos foi o fato do verdadeiro caráter ter vindo à tona. Ele, que se mostrava, defensor de diminuição de impostos, defensor das mulheres, preocupado com as vítimas da guerra, mostrou qual era o seu “eu” verdadeiro. “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”. (Mateus 12.34)

Ainda hoje, Satanás se apresenta “escondido”, mentindo sobre o pecado, que é rebelião contra Deus, é o passaporte para a escravidão. Satanás nunca nos mostra as consequências das drogas e do álcool. Ele esconde os resultados da pornografia, da imoralidade e da desonestidade. Ele também não nos mostra o fim daqueles que mantêm crenças erradas a respeito da Bíblia, de Cristo e da salvação, mas tenta nos vender uma imagem falsa do pecado. E inventa mentiras a respeito do que é pecado. Pecar é ferir a Deus, ferir a santidade divina. É atrair consequências desastrosas para a própria vida, para a família, para os relacionamentos e para a igreja. É fazer o barco afundar.

A mentira é um pecado democrático

Engana-se quem pensa que apenas os “pecadores” e criminosos mentem. Infelizmente, mentir é um pecado “democrático” e todos nós estamos sujeitos a ele.

Muitas pessoas, que se consideram honestas, usam da mentira para escapar de problemas. Mães ensinam filhos a mentir para os pais; cônjuges mentem um para o outro e, até aqueles que pregam a verdade mentem. Muitos alegam que é melhor uma mentirinha que desvia a dor do que a verdade que pode causar sofrimentos, brigas e desconfianças. Precisamos abandonar a mentira imediatamente e pedir como o escritor de Provérbios: “Duas coisas te peço; não me negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário” (Provérbios 30.7,8). Quanta sabedoria no pedido do rei Salomão a Deus!

Mentirosos

O texto bíblico está repleto de mentirosos, entre eles podemos citar:

a) Os irmãos de José – Eles venderam o jovem para uma caravana de ismaelitas por vinte siclos de prata, mas disseram ao pai que as feras o haviam comido. (Leia Gênesis 37.28-36)

b) A mulher de Potifar – Perdida em luxúria e desejosa de seduzir José, ela o incriminou diante de seu marido. Sua acusação falsa levou José para a prisão. (Leia Gênesis 39.1-20)

c) Geazi, o servo de Eliseu – Como o profeta Eliseu não quis receber nenhuma oferta do general Naamã, Geazi criou uma circunstância mentirosa e extorquiu benefícios para si. (Leia 2 Reis 5.14-27)

d) Pedro – Sim. Até Pedro mentiu! E ele mentiu dizendo não conhecer Jesus. (Leia Mateus 26.69-75) Mas, ele se arrependeu e foi poderosamente usado por Deus!

Jesus é a verdade

Jesus não é uma alternativa. Ele é O Caminho, Ele é A Verdade e A Vida. Jesus é absoluto. Ele é o Salvador do mundo e essa verdade o torna superior a todos os outros homens e religiões. A verdade é o próprio Cristo. Jesus é a própria encarnação da verdade. O amor dele não muda; suas promessas permanecem; seu cuidado é eterno.

A grande verdade, permanente, eterna, infinita, é uma só: Jesus Cristo, o Filho de Deus, o único meio de alcançar a vida eterna.

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu prazer” (Provérbios 12.22).

A honestidade e a verdade não afastam a bênção de nós, ao contrário, a verdade traz a bênção até nós.

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá. O que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19.21,22)

Que a verdade seja uma realidade em cada instante de nossa vida. Que nossas atitudes e o nosso falar sejam verdadeiros em toda e qualquer circunstâncias. Que a nossa boca fala de Jesus e que o nosso coração esteja cheio Dele.

Fica na bênção.

Jorge Linhares é Pastor Presidente da Igreja Batista Getsêmani em Belo Horizonte/MG, Autor com mais de 260 títulos publicados. Bacharel em Teologia; Doutor em História; Bacharel em Psicanálise; Pós-graduado em Gestão de Empresas; Jornalista; Graduando em Engenharia; Conferencista Internacional.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas