19.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio 2022

A importância do descanso

Mais Artigos

“Vivemos em uma época em que as atividades do dia a dia nos ocupam tanto que a impressão que temos é que nunca sobra tempo para nada”

Por Sergio de Sousa

Uma das coisas mais gratificantes na vida, é o sentimento de realização quando conseguimos finalizar algum trabalho, que sabemos que tivemos que superar muitas dificuldades para chegar ao resultado desejado.

Quanto mais barreiras temos que enfrentar, mais aumenta o valor das coisas que conquistamos, porque ficamos envolvidos no processo e isso faz com que tenhamos noção da importância daquilo que fazemos.

Todo trabalho tem sua nobreza, por mais simples que possa parecer. Quando estamos trabalhando, prestando algum serviço isso gera em nós uma consciência de que a vida faz sentido, porque nos sentimos úteis, de alguma maneira estamos contribuindo para que as coisas aconteçam, alguns chegam a dizer que não conseguem ficar um dia sem trabalhar, porque afinal de contas, não se pode perder tempo e se dedicam de tal forma àquilo que fazem que realmente se tornam bem sucedidos, mas sem perceber algumas coisas vão ficando para trás.

Talvez você esteja se perguntando: mas desde quando trabalhar, se dedicar buscando o aprimoramento da atividade exercida causa algum mal, o que eu estou deixando para trás? O problema não está na busca do aperfeiçoamento, tão pouco na atividade exercida, mas na maneira como lidamos com isso.

Vivemos em uma época em que as atividades do dia a dia nos ocupam tanto que a impressão que temos é que nunca sobra tempo para nada e assim vamos perdendo os melhores momentos da nossa vida, sequer temos tempo para nós mesmos, não damos a devida atenção a quem um dia fez o nosso coração bater mais forte, não percebemos as coisas importantes que acontecem e marcam o crescimento dos nossos filhos, na maioria das vezes estamos ausentes e quando nos damos conta já não existe mais intimidade, perdemos toda cumplicidade que um dia havia sido construída, e corremos o risco do relacionamento familiar ir por água abaixo.

Existem muitas coisas importantes na vida, mas há algo que Deus nos deu que ele quer que cuidemos como uma jóia preciosa, que é a família, temos que ter tempo para ela, quem sabe você esteja envolto em muitas ocupações, mas o convite para você hoje é pare, desacelere, tire um tempo para você e sua família, quanto tempo faz que você não leva sua esposa para jantar? Qual foi a última vez que você comeu um cachorro quente com seus filhos? Qual a última lembrança que você tem do vento batendo no seu rosto e a sensação de estar deitado em um campo verdejante com uma grama bem macia?

Tire férias, porque muitas pessoas vendem o seu descanso, mas acredite, não compensa. O tempo passa, os filhos crescem e o momento de se construir uma base sólida familiar é justamente enquanto eles ainda estão pequenos, por isso se permita descansar, tendo um tempo para você e para os seus, porque isto além de te fazer muito bem, trará resultados que ficarão eternizados tanto em sua vida, como na daqueles que você ama.

A Palavra de Deus mostra que Jesus tinha uma vida muito intensa, dificilmente vamos ver o Senhor parado, ele sempre estava envolvido em alguma atividade, de tal maneira que um dia alguém lhe disse: ” Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Mt.8.19,20.

A sua entrega em fazer a obra salvífica era tanta que ele afirmou: ” Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Jo.5.17, contudo o evangelista Marcos registra um fato interessante que mostra o cuidado de Jesus com os apóstolos, que eram aqueles que trabalhavam diretamente com ele.

Marcos relata que eles chegaram felizes contando a Jesus “tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer. Mc.6.30,31.

Os detalhes desse episódio nos chamam a atenção, porque Jesus vendo como os seus discípulos estavam extenuados em razão das atividades que vinham fazendo, observando que não tinham tempo nem mesmo para comer, os chamou não somente à parte, mas também a um lugar deserto para que eles pudessem repousar um pouco.

Essa atitude de Jesus mostra a importância do descanso, a necessidade de tirarmos um tempo para nós, porque quando assim fazemos, as nossas forças são revigoradas e conseguimos estar prontos para mais um dia, por isso se você não tinha esse hábito, pense em como isso vai lhe fazer bem, considere a necessidade de ficar um tempo a sós com aqueles que estão diretamente ligados a você, experimente descansar.

Sergio de Sousa é Pastor da Assembleia de Deus ministério do Belém e Professor de Teologia na FAESP. Faculdade Evangélica de São Paulo.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas