back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

A importância de ter um sonho!

Você tem um sonho? Quando as adversidades batem à sua porta, para onde você direciona o seu olhar?

Por Débora Fonseca

A bíblia relata a história de um jovem sonhador: José!

José foi odiado pelos irmãos, pois, segundo relato bíblico, seu pai o amava mais que a todos os seus filhos. Por tal motivo, eles o intencionaram matar, mas acabaram por vende-lo para o Egito.

- Publicidade -

Antes desse fatídico, cumpre lembrar que, ainda em tenra idade, José tornou-se órfão de mãe, quando do nascimento de seu irmão Benjamim. Expatriado por seus irmãos, novamente se vê cirandado pela orfandade, porém, agora do pai, possivelmente, o único com quem tinha alguma ligação afetiva e respeitosa na família de origem. Muitas adversidades a partir daí bateram à porta de José.

No Egito, foi assediado pela esposa de seu chefe Potifar. Difamado, ultrajado, foi parar na prisão, até que finalmente sua existência foi lembrada, e, ao decifrar, por unção de Deus, os sonhos de Faraó, foi alçado governador do Egito. Sua história, porém, não acabou aí.

José fora um jovem sonhador. Lembram? E agora, finalmente após reencontrar-se com toda a sua família, ele vê o cumprimento de seu sonho.

Qual a importância do sonho para José? Qual a importância de termos um sonho?

LEIA MAIS
Cristo, a luz do natal Cristo, a luz do natal - As tradições natalinas costumam ser tão belas quanto os enfeites. Entretanto, não podemos nos esquecer de que elas jamais substituirão o fulgor da verdadeira Luz
Dois empreendedores: o louco e o crente Dois empreendedores: o louco e o crente - O primeiro empreendedor só deixou herança, mas não legado. Já o legado do segundo, reverbera até hoje, e sua marca é reverenciada pelas maiores religiões…

1. O sonho nos possibilita ampliar a esperança pessoal! Em outras palavras, o sonho nos movimenta em direção a algo maior; nos anima para o próximo passo; possibilita nos projetar para algo além dos desafios atuais. Imagino que acalentar o sonho da adolescência, tornou-se fonte de esperança para José em meio às suas adversidades.

2. O sonho nos permite sustentar nosso cotidiano e dar maior sentido à nossa existência! Muitas vezes o que nos levará a sair da cama todos os dias, será o foco do nosso olhar. Para onde planejamos aspirar chegar é o que dará sentido a tudo o que fazemos diariamente, até mesmo as cargas que nos propomos carregar e as que escolhemos deixar de lado. Imagino que a rotina de uma prisão se tornou mais leve à medida que José nutria em sua memória, o sonho da juventude.

3. Seguir nossos sonhos permite inspirar outros a fazerem o mesmo! A história de José até hoje nos inspira e nós podemos também ser fonte de inspiração. Nós já somos carta aberta para essa geração. Escolha o conteúdo com carinho para que outros sigam você, como por exemplo, seus filhos.

E lembre-se: “Seus sonhos não tem limites. Então, depende de você que eles, grandes ou pequenos, entrem nos trilhos e atinjam os objetivos que você traçou.”

Quem poderia imaginar por exemplo, que o jovem sonhador, órfão, odiado pelos irmãos, ultrajado, presidiário, viesse a se tornar um grande líder?! Alguém imaginou? – Sim, o próprio sonhador!

“Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu… Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim”.

Que Deus nos abençoe com sonhos e visões para todas as áreas de nossa existência!

Débora Fonseca é formada em Direito, em Psicologia, Conselheira cristã e escritora

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas