back to top
23.8 C
Vitória
sábado, 7 DE dezembro DE 2024

A igreja e o desafio de discipular jovens no mundo virtual

Foto: Reprodução

Movimento de Lausanne celebra 50 anos e destaca a urgência de usar ferramentas digitais para alcançar e discipular as novas gerações

Por Patrícia Esteves

O cenário digital em que jovens estão imersos apresenta desafios e oportunidades para a Igreja. Com milhões de usuários ativos diariamente em plataformas como TikTok, Instagram e Google, o mundo virtual não apenas reflete, mas molda desejos, opiniões e ações de toda uma geração.

Diante desse contexto, o papel da Igreja se torna mais estratégico e urgente: ela precisa adotar, com intencionalidade, as ferramentas tecnológicas disponíveis para alcançar e discipular aqueles que já vivem no ambiente digital. Se a Igreja ignorar ou minimizar essa realidade, corre o risco de perder as futuras gerações.

- Publicidade -

Durante a celebração do 50º aniversário do Movimento de Lausanne, em Seul, na Coreia do Sul, o Dr. Michael Oh explanou esses tópicos e ressaltou a importância de uma abordagem proativa. Ele destacou que a evangelização precisa se adaptar aos tempos, e, hoje, isso significa abraçar as tecnologias digitais sem ingenuidade, mas com sabedoria e estratégia.

LEIA MAIS
Vera Viel diz ter visto Deus durante cirurgia contra câncer raro Vera Viel diz ter visto Deus durante cirurgia contra câncer raro - Após a retirada de um tumor maligno, esposa do apresentador Rodrigo Faro compartilha como a fé está sendo fundamental em sua luta
Cristãos praticantes se desenvolvem melhor em várias áreas da vida Cristãos praticantes se desenvolvem melhor em várias áreas da vida - Enquanto a sociedade se distancia da prática religiosa, estudo aponta a importância da fé na promoção do bem-estar e do florescimento humano
A igreja e o desafio de discipular jovens no mundo virtual
Michael Oh convoca a igreja a se adequar aos tempos modernos e a usar ferramentas tecnológicas com estratégia e intencionalidade durante o Congresso de Lausanne – Foto: Reprodução/Christian Today

Para ele, não se trata apenas de usar as ferramentas digitais, mas de fazer isso de maneira eficaz e comprometida. “Precisamos de intencionalidade estratégica para alcançar e discipular as gerações mais jovens, ou perderemos o futuro”, afirmou Dr. Oh. Segundo ele, o mundo digital tem um impacto profundo sobre o que os jovens desejam e buscam, e é dentro desse ambiente que a Igreja deve estar presente.

Ele também mencionou que o engajamento digital não deve ser visto como um ministério paralelo ou menor, mas como uma parte central da missão de formar e amadurecer discípulos. Essa urgência reflete uma visão de longo prazo. Para Dr. Oh, o trabalho que se faz hoje com as novas gerações terá impacto direto no mundo em 2050. “A construção do mundo em 2050 não pode começar em 2045. Tem que começar agora e temos uma oportunidade única de fazer isso agora — juntos”, afirmou.

Will Graham, neto do evangelista Billy Graham, destacou que, 50 anos após o primeiro Congresso de Lausanne, a missão de evangelizar permanece inacabada. Ele fez um apelo aos delegados do congresso para que não desistissem, mesmo diante de um cenário global desafiador. “Agora não é hora de recuar, não é hora de desistir, não é hora de se voltar para dentro. Agora é hora de se posicionar corajosamente por Jesus Cristo e pregar Cristo sem vergonha, no poder espiritual do Espírito Santo”, disse Graham, ecoando a determinação e visão de seu avô.

Assim como as gerações passadas enfrentaram seus desafios, a Igreja contemporânea precisa responder à urgência de discipular em um mundo cada vez mais digital. Ignorar essa realidade seria negligenciar uma grande parte da sociedade que já está inserida nesse universo. Cabe à Igreja estar preparada para alcançar, discipular e amadurecer os que ainda precisam ouvir e viver o Evangelho. Com informações de Christian Today

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -