back to top
25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

A identidade cristã

Foi Paulo quem sistematizou a identidade cristã, revelando-a como o caráter de Jesus Cristo em nós

Por Douglas Brasil Camacho

“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Conforme o registro em Atos 11:26, o termo cristão foi aplicado pela primeira vez em Antioquia. A conversão acontecia através da pregação de Barnabé na igreja local. 

Foi Paulo quem sistematizou a identidade cristã, revelando-a como o caráter de Jesus Cristo em nós. Em gálatas 2:20, diz “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl. 2:20). Ou seja, a nossa identidade natural foi crucificada com Cristo, e agora Ele vive em nós.

Abandonamos a vida pregressa e passamos a viver pela fé em Cristo Jesus. Essa definição é crucial para a vida cristã, por meio de mudança de pensamento, estilo de vida, e comportamento.

- Continua após a publicidade -

A Identidade cristã é a consciência de que somos filhos de Deus, justificados pela fé, santificados pela obra na cruz e destinados a viver eternamente com Ele (Jô 10:28). Essa identidade não é inata, não é meramente uma escolha, uma construção ou um comportamento.

Nossa identidade é uma pessoa: Jesus Cristo. Como afirmou Paulo em 2 Coríntios 5:17 “Em Cristo, somos novas criaturas, as coisas antigas já se passaram e tudo se fez novo”.  Jesus Cristo é o padrão!

Para confirmar o que estava ensinando, Paulo chamou a responsabilidade para si com um corajoso convite que se estende a todos nós: “Sede pois meus imitadores, como sou de Cristo” (1 Co. 1:11; 4:6; Fp. 3:17).  Somos convidados a fazer o mesmo. Nas palavras de Paulo aos Colossenses “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.”

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.  Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. (Cl. 3:1-4). Que Deus nos dê graça para viver Jesus Cristo em todos os dias da nossa vida, até sermos manifestados com Ele em glória.

Douglas Brasil Camacho é membro da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, Professor e Administrador, Pós graduado em Docência, MBA gestão de pessoas.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas