O livro “A fé na era digital” retrata os impactos das redes sociais e internet na vida do crente
Por Carolina Leão
O livro “A fé na era digital – Como as redes sociais moldam o nosso coração”, foi escrito por Marcos Melo, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, e publicado pela editora Heziom. O livro, em alguns aspectos, apresenta uma ideia na contramão da cultura e da influência da era digital, para chamar a atenção sobre problemáticas possíveis nesse cenário de redes sociais e a maneira como lidamos com os celulares.
Essa publicação é a 5ª obra que possui o selo da série “relevância”. “Em uma pesquisa realizada entre leitores cristãos, identificamos alguns assuntos apontados como relevantes e importantes para a sociedade atual. Nosso propósito é apresentar o ensino bíblico acerca de alguns desses temas, mesmo que a cultura em que estejamos seja contrária à Bíblia”, conforme explica as primeiras páginas do livro.
É importante destacar que o livro não exclui o lado positivo que a Internet pode apresentar, como trabalhar, estudar, trazer divertimento no conforto da casa, vender, comprar, etc. No entanto, essa literatura chama a atenção também para as problemáticas do uso excessivo e os possíveis impactos que o mau uso pode ocasionar, como afetar a espiritualidade.
O desenvolvimento do texto é dividido em 4 capítulos, sobre os temas: “Nascidos pra este tempo”; “Cuidado! Você está sendo moldado”; “Os problemas da geração digital”; e “Desintoxicação virtual”.

No prefácio, Arival Dias Casimiro resume a proposta da abordagem: “sua tese principal é que as redes sociais moldam nossa visão da realidade e o comportamento da comunidade em que estamos inseridos. Ele nos alerta sobre o perigo de se tornar viciado em internet. Reconheço e recomendo este livro pelo assunto relevante e atual”.
Sinopse do livro
Na quinta obra da Série Relevância, o Pr. Marcos Melo explora a relação entre as redes sociais e a nossa vida cotidiana. Ele destaca os benefícios e a praticidade que essas plataformas proporcionam, mas também alerta para os perigos presentes no mundo digital. O autor argumenta que as redes sociais influenciam a percepção da realidade e de nosso comportamento dentro das comunidade. Ele enfatiza o risco do vício em internet e fornece estratégias para identificar e lidar com esse problema. Além disso, o livro aborda a relação da vida cristã com a tecnologia, encorajando uma abordagem saudável para interagir com essas plataformas sem perder de vista a missão que Jesus nos deixou de ser “sal e luz”, e isso inclui o mundo digital.