21 C
Vitória
quarta-feira, 23 setembro 2020

A esperança na dor: “Estamos prontos para ajudar”

Leia também

Ainda não foi definida data para ‘follow on’ da BR Distribuidora, diz Petrobras

A venda das ações foi aprovada pelo Conselho de Administração em 26 de agosto, mas que a efetivação depende de diversos fatores

Em depoimento à corregedoria, Flordelis se emociona

Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada

Especialistas e produtores se unem contra política ambiental do governo no STF

Camargo Neto afirmou que "infelizmente" foi preciso uma pressão externa para o Brasil colocar foco na preservação da Amazônia

Voluntários da Igreja da Família, de Belo Horizonte (MG) levaram alegria para população de Brumadinho: “O maior beneficiado por esse trabalho é a gente mesmo, pois percebemos a importância de estarmos juntos prestando o amor de Deus”, disse pastor Paulo Júnior. 

No meio de tanta tristeza e de comoção que tomou conta do pequeno vilarejo Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) foi possível levar esperança. O amor prevaleceu nos pequenos detalhes, através de ações lúdicas, brincadeiras aliadas às orações e ministrações. Todas voltadas para a ação social e evangelismo.

Paralelo às equipes de bombeiros que trabalham na região para encontrar vítimas soterradas pela lama e de missionários que realizam capelania pastoral, uma equipe com 105 pessoas voluntárias da Igreja da Família – Batista em Aarão Reis, também de Belo Horizonte (MG) realizou o projeto do Ministério infantil “Brincarão”.

Foram atividades voltadas exclusivamente para as crianças, mas os adultos também foram contemplados. “Nós oferecemos um serviço de estética e beleza, corte de cabelo e até mesmo atendimento de saúde para os adultos. E as crianças participaram várias brincadeiras com a rua de lazer e ainda distribuímos guloseimas e presentes”, contou o pastor Paulo Gonçalves de Oliveira Júnior, um dos coordenadores da ação.

Esta não foi a primeira vez que o grupo realizou a ação na comunidade. A primeira foi no início do ano passado. Mas desta vez, além do objetivo de consolar as famílias das vítimas enlutadas, o desafio foi levar a mensagem da cruz, de uma forma mais alegre, com uma dose de esperança.

“Entendemos que a igreja precisa promover atos de justiça que vão além de fazer a boa obra, mas que tenha alcance espiritual. Como servos, temos a responsabilidade de sermos a ação do corpo de Cristo na comunidade que está sofrendo. Por isso que nós nos disponibilizamos em qualquer área para oferecer nossa ajuda. Estamos prontos para agir e ajudar”, esclareceu o pastor.

Foto: Divulgação

Tragédia e comoção

O dia 25 de janeiro ficou registrado na memória da população de Brumadinho com o rompimento da barragem da Vale, que vitimou 321 pessoas. Pelo menos 131 continuam desparecidas. Desde então a comunidade e familiares das vítimas vem recebendo apoio pastoral de igrejas de todo o Brasil.

“Eu vi destruição, caos, silêncio e tristeza. Foi uma cena dolorosa! Um amontoado de minério que destruiu tudo. Uma imagem de morte”, contou.

“Resolvemos agir como cristãos e levar apoio espiritual”, disse Rodrigo Araújo, um dos voluntários da Mocidade Para Cristo (MPC) que esteve no local com um grupo de jovens para levar conforto às famílias. No local da tragédia, Rodrigo conversou com moradores da região e se comoveu com o quadro desolador.

Os voluntários da Igreja da Família visitaram todas as casas do vilarejo. Ao todo foram 104 residências. E realizaram um culto especial, na qual 18 pessoas foram alcançados pela graça de Cristo. Uma equipe também realizou uma jornada de oração em volta da comunidade com o objetivo de clamar pelos profissionais envolvidos no resgate às vítimas e as famílias que perderam seus entes queridos.

Foto: Divulgação

Pastor Paulo conta que a experiência do grupo na realização do projeto em Brumadinho foi impactante. Segundo ele, o que se viu foi um cenário de destruição e uma população fragilizada, que se cala diante da impotência e de um futuro incerto. Mas ao mesmo tempo, na esperança de ainda encontrar alguém que se foi.

”Você chega na beira da lama e não tem palavras. É um silêncio chocante, inexplicável! Um espírito de morte pairando sobre a vida das pessoas. Uma espécie de depressão coletiva. É como se estivesse uma nuvem de tristeza sobre a comunidade. A escola tem 30 órfãos que perderam seus pais na tragédia. São crianças que sofrem e ficaram traumatizadas. As famílias olham para a lama na esperança de encontrar alguém que está desaparecido. É muita tristeza! Com todo respeito ao luto fomos levar alegria para o lugar. Brincamos, dançamos e cantamos com as crianças. Na verdade, o maior beneficiado por esse trabalho é a gente mesmo, pois percebemos a importância de estarmos juntos com a comunidade prestando o amor de Deus”, concluiu.

Veja


Leia mais

Tragédia em Brumadinho completa um mês
MG – Veja onda de lama após o rompimento da barragem
Brumadinho e a tragédia
Brumadinho – Adventistas mobilizam ajuda humanitária

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Gabriela Gomes canta “Deus Emanuel”

Canção é o último registro da sessão de lives realizadas pela cantora. Conheça a canção!

Em depoimento à corregedoria, Flordelis se emociona

Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada

Quando o exemplo não tem idade

Durante uma brincadeira, Benício, de 7 anos, arranhou o carro e deixou um bilhete pedindo desculpas. Conheça essa história!

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

“Holy”, o clipe emocionante de Justin Bieber

A canção fala de fé e a contextualiza também em um relacionamento amoroso, como o casamento. Conheça a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!
- Publicidade -

Plugue-se

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...