back to top
24.4 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Droga transforma humanos em zumbis

K9
Foto: reprodução redes sociais

A K9 é 100 vezes mais potente do que a maconha, vicia rapidamente e transforma usuários em mortos-vivos

Por Cristiano Stefenoni

Você sabe o que é K9? Também conhecida como “droga zumbi”, pelo estado em que deixa seus usuários, trata-se de um tipo de maconha sintética, produzida em laboratório clandestino, mas com efeito 100 vezes maior do que a cannabis tradicional. Chamada de novo crack, em razão dos prejuízos que ocasiona, em 2023 registrou mais que o dobro do número de atendimentos aos viciados comparados a 2022.

A droga tem se espalhado rapidamente devido ao seu alto poder viciante, que acontece já no primeiro uso, e por ser de valor baixíssimo. O produto, cujo aspecto lembra a maconha, é uma mistura de várias substâncias como solvente, cigarro, incenso, ervas aromatizadoras e outras drogas. A K9 também recebe nomes como High Legal, Black Mamba, Cannabis Blends e Spice.

“São canabinoides sintéticos, mais potentes do que todos os derivados da maconha porque se ligam de maneira mais forte no sistema canabinoide. Geralmente causa intensas alucinações, confusão mental, alterações do comportamento e mobilidade, podem causar convulsão e até óbito. As pessoas intoxicadas ficam parecendo zumbis”, explica o psiquiatra, Dr. José Luis Leal de Oliveira.

- Continua após a publicidade -

A nova droga, que tem invadido o país e já chegou ao Espírito Santo, preocupa os especialistas, principalmente, por sobrecarregar ainda mais os lotados e raros serviços para atendimento psiquiátrico. No estado capixaba, a polícia chegou a apreender, juntamente com o K9, ampolas de Fentanil, potente opioide utilizado como medicação para a dor e anestesia.

Droga transforma humanos em zumbis
O produto, cujo aspecto lembra a maconha, é uma mistura de várias substâncias como solvente, cigarro, incenso, ervas aromatizadoras e outras drogas. Foto: reprodução internet

Sobre os efeitos do K9 no organismo, o psiquiatra diz que há estudos em andamento. “Ainda não sabemos muito sobre os efeitos a médio e longo prazo. Mas assim como para todos os transtornos por uso de substâncias, é importante atentar para mudança no comportamento, sonolência excessiva diurna e insônia, irritabilidade, mudanças no apetite, abandono das atividades habituais desde às prazerosas até as obrigações”, define.

Alerta aos pais

O Dr. Oliveira também faz um alerta aos pais. “Eles devem sempre nutrir com os entes familiares diálogo franco, claro e afetivo com seus filhos para fortalecerem a união. Nossos filhos precisam ser escutados. Garantir lugar da fala é muito importante para conhecerem os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos filhos”, orienta.

Além disso, o psiquiatra acredita que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar que esse mal chegue aos nossos lares. “A mais efetiva prevenção para o uso de drogas requer informação, exige estimularmos autocuidado com o amor próprio e ao próximo, disciplina e respeito às regras, estímulo ao protagonismo com responsabilidade e consciência do livre arbítrio. É muito importante investirmos tempo com qualidade quando estamos juntos dos filhos”, justifica.

Vídeos das redes sociais mostram efeitos devastadores da droga K9

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -