21.9 C
Vitória
segunda-feira, 20 setembro 2021

A difícil missão de pastorear nos princípios da Palavra

Com tanta modernidade, aliada a valores distorcidos, pastores enfrentam o desafio de conduzir as ovelhas pelo caminho da Verdade

Por Patricia Scott

“Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja”, afirma 1º Timóteo 3:1. As palavras do apóstolo Paulo deixam claro que a obra pastoral é um privilégio, um ministério precioso. No entanto, ser pastor não é uma tarefa nada fácil, principalmente nesse período de pandemia que já se arrasta por mais de um ano.

As responsabilidades são muitas e diárias. Com a missão de guiar o rebanho pelos ensinamentos bíblicos, além de atuar como agentes de transformações sociais no local onde estão inseridos, os pastores têm enfrentando inúmeros desafios. No domingo (13), foi comemorado o Dia do Pastor Evangélico. Então, eles estão com a palavra para expressarem como enxergam o pastoreio.

“Estamos em um tempo que precisamos nos reinventar diariamente. Novos formatos de pregação foram evidenciados, e convencer as pessoas a retornarem para a igreja tem sido desafiador. No entanto, somos pressionados a sair da zona de conforto, assim crescemos em criatividade e ousadia”, enfatiza a Pra. Mônica Terrigno, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD).

Já o pastor batista Alexandre Albino destaca o desafio do discipulado, que tem ficado longe do que foi proposto por Jesus. Muitas famílias, segundo ele, estão distorcendo princípios bíblicos com ensinos filosóficos humanistas sociais. “Eles conseguem emparelhar, de acordo com as suas vontades sociais, para um Evangelho pessoal”. Como resultado, diz o pastor, adolescentes e jovens se rendem a movimentos ideológicos, aceitando aborto, drogas, ideologia de gênero.

A maior referência de ministério pastoral é o de Jesus Cristo. O Mestre ensinava, confrontava e orientava o povo com base no amor, na misericórdia e na graça, levando suas ovelhas ao arrependimento. Assim, elas desfrutavam da boa, perfeita e agradável vontade do Pai, mantendo-se no caminho cheias de fé. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”, diz João 10:27.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se