Israel Belo de Azevedo ressalta a necessidade de uma melhor compreensão das Escrituras, que não são obsoletas
Por Patricia Scott
Recentemente, o pastor e teólogo Israel Belo de Azevedo, renomado por seu trabalho como tradutor bíblico, destacou a importância urgente de a humanidade compreender a Palavra de Deus. Ele sublinhou que as Escrituras permanecem atuais e relevantes para os tempos modernos.
O pastor abordou a dificuldade das pessoas em ler a Bíblia, apontando que, em grande parte, isso se deve à dificuldade de entendimento. Em seu mais recente lançamento, A Bíblia Prazer da Palavra: versão ao alcance de todos, ele afirmou: “Cada parte do Livro, escrito originalmente em hebraico, aramaico e grego, foi e é feita para ser lida ou ouvida e, principalmente, compreendida sem dificuldades”.
Israel, que lidera a Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro, enfatizou a necessidade de uma melhor compreensão das Escrituras. “Precisamos ler a Bíblia. Metade da população brasileira não lê nada. Isso é algo para refletirmos. Não preciso explicar por que devemos ler as Escrituras, mas deixo uma reflexão: a Bíblia é um livro sempre atualizado, e não há risco de ela se tornar antiquada”, pontuou.
Ele também compartilhou que a ideia do Plano de Leitura Anual da Bíblia surgiu após uma mulher, convertida há 54 anos, lhe contar que nunca havia lido a Bíblia inteira. Como resultado, a igreja passou a incentivar a leitura completa das Escrituras. O pastor desafiou aqueles que ainda não concluíram a leitura da Bíblia, dizendo: “Você precisa mudar essa história. Não pode continuar assim.”


Israel explicou que o que realmente se torna “arcaico” na Bíblia é a linguagem, um desafio que deve ser enfrentado com coragem, já que as palavras e seus significados mudam com o tempo. No entanto, ele ressaltou: “O conteúdo da Bíblia nunca fica obsoleto, ele permanece eterno e relevante.”
Para ele, a Bíblia foi inspirada por Deus para alcançar as pessoas, e não o contrário. “Se você encontrar um texto bíblico que não entende, você pula, não lê. A Bíblia foi feita para alcançar as pessoas, para estar ao alcance delas”, afirmou. O pastor também compartilhou um testemunho emocionante sobre o impacto das produções cristãs atuais:
“Alguns meses atrás, recebi uma mensagem de uma pessoa em Alagoas que recebeu alguns amigos em sua casa para assistir a série The Chosen, fazer um lanche e conversar sobre o episódio. Achei incrível, porque a série está indo onde a igreja ainda não chegou”, concluiu Israel.
Ver essa foto no Instagram