24.7 C
Vitória
sábado, 19 setembro 2020

“Uma Bíblia das mulheres” criada por Teólogas

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Teólogas protestantes e católicas revisaram textos bíblicos um século após primeira ‘Bíblia da Mulher’

Um grupo de 20 mulheres, Teólogas e historiadoras, entusiastas do feminismo fizeram uma releitura das Escrituras no livro “Uma Bíblia das Mulheres”. O argumento delas é que estavam cansadas de ver como os textos sagrados são usados para justificar a submissão da mulher.

Fazem parte do grupo catedráticas protestantes e católicas. Segundo elas, as mulheres apresentadas nas traduções e interpretações da Bíblia são subservientes, prostitutas, ou santas.

Enquanto o movimento #MeToo continua expondo abusos sexuais em todas as culturas e indústrias, e muitas feministas pedem para que se deixe a religião de lado, o grupo de teólogas insiste em que, se forem interpretadas adequadamente, as Escrituras podem ser uma ferramenta para promover a emancipação da mulher.

“Os valores feministas e ler a Bíblia não são incompatíveis”, insiste Lauriane Savoy, 33, uma das duas catedráticas por trás de “Uma Bíblia das Mulheres”. O livro foi lançado em outubro passado.

A ideia surgiu quando Lauriane e sua colega Elisabeth Parmentier, 57, se deram conta do pouco que as pessoas conhecem, ou entendem, dos textos bíblicos. “Muita gente pensava que os textos estão totalmente defasados, que não têm relevância nos atuais valores de igualdade”, diz a professora à AFP, sob as esculturas de Calvino e de outros fundadores do Protestantismo no campus da Universidade de Genebra.

As duas teólogas se uniram a outras 18 mulheres de vários países e correntes do Cristianismo e criaram uma coletânea de textos que põe em xeque as tradicionais interpretações da Bíblia que apresentam as mulheres como frágeis e subordinadas aos homens.

Exemplos bíblicos

Parmentier cita como exemplo uma passagem do Evangelho de Lucas, na qual Jesus visita duas irmãs, Marta e Maria.

“Diz que Marta garanta o ‘serviço’, o que foi interpretado como que ela sirva a comida, mas a palavra grega ‘diakonia’ também tem outros significados. Poderia significar que fosse uma diaconisa”, explica.

Elas não são as primeiras a oferecer uma visão das Escrituras mais favorável às mulheres. Em 1898 um comitê de 26 mulheres redigiu “A Bíblia da Mulher”, que buscava acabar com a ortodoxia religiosa de que as mulheres deveriam ser servis aos homens.

Elas consideraram o material defasado e decidiram criar uma nova obra, em consonância com os novos tempos. “Queríamos trabalhar de forma ecumênica”, explica Parmentier, uma das integrantes do comitê.

*Com informações de El País


Leia mais

A “Nova Bíblia Viva” está de volta
Mude o Brasil com a Bíblia
Leitura Cronológica da Bíblia Sagrada
Editora Atos lança a “Bíblia da Mulher Virtuosa” 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

“Deus dos improváveis”, com Fred Arrais

Canção é o primeiro lançamento do cantor, que também é pastor, após assinar contrato pela Sony Music. Ouça a música!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!