23 C
Vitória
quarta-feira, 14 abril 2021

A batalha é real

Mais Artigos

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Por Lécio Dornas

Por mais estranho e absurdo que possa parecer, ainda há muitos que simplesmente não acreditam na batalha espiritual na qual estamos envolvidos. Às vezes até mesmo entre os crentes encontramos quem é indiferente ou simplesmente ignora o assunto.

No entanto, a despeito desses, a batalha é muito real. Tão real que nos impacta a todo momento, por manifestações visíveis e palpáveis, do que acontece na dimensão invisível,

Paulo, em Efésios 6, ao concluir sua carta, toma a decisão de aludir à essa luta de todos nós. Sua abordagem é metafórica e não poderia ter sido mais feliz, ao usar como elemento de analogia, a armadura do soldado. Algumas verdades extraordinárias saltam aos olhos. Destaco-as para você:

1 – Você tem um inimigo real

“…Vistam de toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, …” (Ef. 6:10-12)

Aqui Paulo revela o nome do nosso inimigo, seu caráter e suas estratégias. “Diabo” significa caluniador, acusador. Esse é o caráter. Como estratégias ele usa as ciladas e pessoas. O tempo todo o Diabo arma alçapões e usa pessoas contra nós.

2 – Dias maus estão por vir

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mal e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” (Ef. 6:13)

Basta ler Marcos 13:5-9 para lembrar o que o próprio Jesus ensinou sobre esse “dia mal”. Do ponto de vista espiritual, as coisas não caminham para uma melhora, mas sim para o pior. Não nos enganemos!

3 – Você tem o poder para vencer

Em Efésios 6:14-17 Paulo ensina que Deus proveu para o seu povo uma armadura poderosa para o proteger e tornar vitorioso. Aprendamos a metáfora:

O cinto da verdade

Com mentiras na vida, o crente fica sem aquele apoio estrutural para sua vida espiritual. Como o cinto oferece à coluna do homem que precisa fazer muito esforço físico na guerra.

A couraça da justiça

Sem uma vida correta diante de Deus, o crente fica muito exposta aos dardos do maligno.

Sapatos prontos para seguir com o Evangelho

Os sapatos protegem os pés do guerreiro. O Evangelho é a proteção que permite o crente fugir do pecado, resistir ao inimigo ao correr para fazer o bem. Se eles o crente será presa fácil.

O escudo da fé

Assim como o escudo protege o guerreiro de tudo que vier cintra ele, é a fé em Deus que nos livra das flechas que vêm contra nós… dos “dardos inflamados”.

O capacete da salvação

É certeza da nossa salvação que nos permitirá lutar sema preocupação de olhar somente para nós mesmo da batalha. O capacete dá ao guerreiro a certeza de que, se algo o atingir, o mesmo lhe dará segurança.

A espada do Espírito
A única peça de ataque na armadura, a espada representa a Palavra de Deus, a única arma capaz de atingir e vencer o nosso inimigo.

4 – Você não está sozinho nesta batalha

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos” (Ef. 6:18)

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus. Ele está conosco, acessível através da oração, em todas a ocasiões!

A batalha é real e, pelo poder e amor de Deus, pode ser vencida a cada dia. A cada dia o nosso inimigo luta com crueldade e artilosidade, mas pode voltar para casa envergonhado e derrotado. Basta sermos guerreiros obedientes, preparados e confiantes!

Lécio Dornas é autor de 24 livros e pastor da Igreja da Família em Orlando, EUA. Foi o idealizador da Bíblia da Escola Bíblica (SBB e ECE). Lançou o Programa EXCELÊNCIA NO ENSINO DA BÍBLIA, que visa capacitar 100 mil cristãos no ensino eficaz da Palavra de Deus até 2025.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas