27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

A Arte de Planejar

Planejamento estratégico é coisa do diabo? O planejamento engessa o Espírito Santo? Que tipo de igrejas crescem mais, as que planejam ou as que são dirigidas pelo fluir do Espírito. É interessante observar que em Atos 6 os apóstolos tinham um problema concreto. Eles estavam focados na pregação da Palavra, mas as viúvas não estavam sendo atendidas. Eles tiveram que parar, pensar e decidir o que fazer. Decidiram então permanecer no “foco” da pregação e oração, mas não ignoraram o “problema” existente. Tomaram a “decisão” de escolher alguns homens para solucionar o problema, para que pudessem continuar no “plano” original. Esta é uma típica questão de planejamento, envolvendo “foco”, “problema”, “decisão”, “plano”, “resultado”.

 

 

 

A questão espiritual aqui era orar para escolher as pessoas certas e ter a sabedoria do Espírito para tomar as decisões corretas.

Já em Atos capítulos 8, 9, 11 e 13, havia uma situação de perseguição, expansão do evangelho e envio de missionários para o mundo. A igreja primitiva cresceu, mas não decidia enviar seus membros como missionários. Deus teve que usar Saulo como um perseguidor da igreja, espalhar todo mundo, depois converter o próprio Saulo, transformá-lo num missionário e convencer a igreja a enviá-lo como Paulo para o campo.

Nenhum planejamento estratégico poderia prever isto. De outro lado, nem a igreja primitiva ou nenhuma igreja da atualidade, colocaria em seu planejamento estratégico que ao atingir 10 mil membros, iria deixar apenas os pastores na sede e enviar todos os membros como missionários para o mundo.

- Continua após a publicidade -

De outro lado, tem uma porção de coisas que o Espírito Santo fará na igreja, que nenhum planejamento é capaz de prever e nenhuma regra de administração é capaz de explicar. Quando conseguirmos entender este equilíbrio entre planejamento e ação do Espírito Santo, teremos entendido o que é planejamento na igreja de Jesus.

Sem planejamento a igreja pode atingir qualquer alvo ou não atingir alvo nenhum e também estará satisfeita. Muita gente confunde planejamento com elaboração de calendário. O calendário é apenas um item do planejamento. Um planejamento também depende de um bom plano de execução, uma equipe de execução e acompanhamento do dia a dia, orçamento, avaliação e correção de rota.

Para tornar tudo pratico, primeiro sonhe e pergunte a Deus o que ele quer fazer através de você. Depois, coloque no papel. Encontre uma equipe que ajude a criar um plano, sistematizar e transformar as ideias em algo executável. Em seguida, reforce este time com gente disposta a executar cada uma das partes do planos. Treine, treine e treine gente. Delegue, delegue e delegue. Então, sonhe, planeje, treine e delegue. Sua igreja será bem melhor assim. 

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas