31.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro 2021

A aliança e o propósito de Deus para o mundo

No período moderno, a importância do conceito de aliança foi estabelecida por uma série de estudiosos

Por Marlon Max

Aliança é uma das palavras mais importantes da Bíblia, uma vez que ela apresenta um dos temas teológicos centrais das Escrituras. Alguns estudiosos têm até argumentado que o conceito de aliança é o cerne das Escrituras, o tema que integra a mensagem de toda a Bíblia.

Não se pode dizer com tenho plena convicção de que o tema de aliança é o cerne das Escrituras. Na verdade, a ideia de que as Escrituras têm um cerne provavelmente está errada. Ainda assim, nós podemos dizer com segurança que o conceito de aliança é uma das noções mais importantes na Bíblia.

Para entender bem as Escrituras, nós precisamos compreender como essas alianças estão inter-relacionadas e necessitamos enxergar como elas desenvolvem a história do reino de Deus nas Escrituras. As alianças nos ajudam, então, a ver a harmonia e a unidade da mensagem bíblica.

Elas também desempenham um papel vital no delineamento do progresso da história da redenção, que se centra na promessa de que Deus trará redenção para a raça humana
(Gn 3.15). Entender as alianças também é essencial para a compreensão das ordenanças do batismo e da eucaristia. Ambos os sinais são de natureza pactual e devem ser percebidos nesse contexto.

Sobre o autor

Thomas R. Schreiner é PhD, pela Fuller Theological Seminary e leciona há mais de vinte anos no Southern Baptist Theological Seminary, onde atualmente ocupa a cátedra James Harrison Buchanan de Interpretação do Novo Testamento.

É pastor da igreja Clifton Baptist Church, em Louisville, e é casado com Diane, com quem tem quatro filhos.

Além de comentários sobre Romanos, Gálatas, Hebreus, 1 e 2Pedro, Judas, 1Coríntios e Apocalipse, Schreiner também é autor de Teologia de Paulo, publicado por Vida Nova.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se