27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Médico rende cenas cômicas e emocionantes em “Milagres do Paraíso”

Por Karina Vargas

Ator que interpretou o médico do longa-metragem revela com exclusividade à Comunhão como foi viver um personagem que lida com a dor de uma criança.

Baseado na narrativa real da família Beam, contado também em livro, “Milagres do Paraíso” (“Miracles from Heaven”), estreia nas telonas de todo Brasil no dia 21 de abril. Distribuído pela Affirm Films/ Sony Pictures, com divulgação da 360WayUp, o filme é dirigido por Patrícia Riggen. A trama gira em torno de Christy (Jennifer Garner), uma americana do estado do Texas que descobre que sua filha de 10 anos de idade, Annabel (Kylie Rogers), tem uma doença digestiva rara e incurável. Juntamente com seu esposo (Martin Henderson), ela precisa de muita garra para buscar o único tratamento possível com o objetivo de aumentar os dias de vida de sua filha.

Exercitando sua fé ela obtém a resposta de Deus, quando a pequena Annabel, ao brincar em uma árvore, se envolve em um acidente misterioso. Ao cair de uma altura de aproximadamente 10 metros, um milagre se revela na sequência de seu resgate dramático, deixando especialistas perplexos. Entre os médicos está o doutor Samuel Nurko, personagem interpretado por Eugenio Derbez, que reservou um tempo em sua agenda para ser entrevistado pela revista Comunhão, por teleconferência, diretamente de Los Angeles (EUA).

- Continua após a publicidade -

Confira a entrevista.

Eugenio, você é um artista completo: ator, dublador, escritor, produtor de televisão, comediante e diretor de cinema, de televisão e de teatro. O público lhe reconhece por interpretar personagens voltados mais para a comédia, não é mesmo? Então, como foi atuar num drama, baseado em uma história real, envolvendo dor e superação?
É verdade. Gosto mesmo de trabalhar! Comecei a minha carreira desenvolvendo vários projetos voltados para comédia, com participações em novelas, filmes e séries de TV; e certamente o drama não é o gênero onde me sinto mais confortável. Por outro lado, como ator, temos de estar preparados para os desafios e vencer nossos próprios medos, estudar e agarrar as oportunidades. Sem contar que é uma delícia fazer aquilo que lhe dá prazer. Amo meu trabalho! E esse não foi meu primeiro drama, mas me envolvi muito com a história.

Ao ler o script, você se identificou com o personagem?
Sim, me identifiquei muito com o personagem, pois temos realmente muita coisa em comum. Na verdade, a Patrícia me convidou por eu ser natural do México, assim como o verdadeiro doutor Samuel Nurko, o que me dá muito orgulho. Ele tratou na vida real da Annabel Beam de uma maneira muito inusitada, com alegria, paixão pela profissão e muita dedicação.

Médico rende cenas cômicas e emocionantes em “Milagres do Paraíso”

E sua veia cômica contribuiu para que o trabalho saísse tão bem interpretado?
A Patrícia disse que eu era a pessoa ideal para esse papel, pois o personagem tinha que ser engraçado, diferente dos médicos tradicionais que geralmente assustam as crianças. Então, ele é um médico diferente, que está sempre brincando, contando piadas, para que seus pacientes não se sintam num hospital e até esqueçam que estão doentes. As crianças não o veem como médico, mas como um amigo e isso ajuda muito na recuperação delas. Vai muito além da medicina, mas é a forma como ele trata os pacientes e suas famílias. Isso me fez aprender e admirar ainda mais o Dr. Nurko. Foi um enorme prazer interpretá-lo, pois gosto muito de crianças e tive a chance de estar perto delas e ajudá-las, levando um pouco de alegria.

Que interessante. E você teve a oportunidade de conhecer o Dr. Samuel Nurko? Como se preparou para ser esse médico tão especial?
Conversamos por Skype, quando ele pôde compartilhar comigo as suas experiências. Foi realmente muito interessante. Eu fiz laboratório para sentir na pele como é ser um médico. Bem, como disse anteriormente, foi um grande desafio, pois tive que visitar alguns hospitais e centros cirúrgicos, conhecer a rotina de trabalho de um médico, estudar alguns termos técnicos, aprender como se faz uma endoscopia, por exemplo, e a operar alguns instrumentos. Além de lidar com a pressão dos pacientes e familiares, que em todo tempo buscam uma resposta para seus problemas, o que não é nada fácil, pois envolve a psicologia para controlar melhor nossas emoções.

 

E você já havia trabalhado com a Patrícia Riggen anteriormente? E nos bastidores das gravações, como foi a relação com os demais atores?
No começo, quando soube que ia contracenar com a Jennifer Garner fiquei bastante nervoso. Mas despois que a ficha caiu, descobri que além de excelente atriz ela é uma pessoa maravilhosa, receptiva e muito engraçada. Foi ótimo! Nos divertimos muito nas cenas e também nos emocionamos juntos. Foi uma grande satisfação trabalhar com esta equipe tão talentosa e ser dirigido novamente pela Patrícia. Em 2007, fui dirigido por ela no filme “La Misma Luna” (“Sob a Mesma Lua”), e em 2012 fizemos o “Girls in Progress” (“Garotas em Progresso”).

E o seu personagem, Dr. Nurko, acredita em milagres?
O verdadeiro Dr. Nurko não acredita. Ele foi bem enfático nisso quando o questionei o que realmente havia acontecido com Annabel e como explicar este caso. Ele me respondeu que a ciência não acredita em milagres e aponta uma série de possibilidades para a medicina. Logo, meu personagem não usa a palavra “milagre”, mas o fato é que não há outra explicação para o que ocorreu, em minha opinião.

Então você acredita em milagres. E em Deus, você também acredita?

Sim, sim. Acredito em Deus, mas não sou um desses caras muito religiosos. Tenho respeito por todas as pessoas e suas escolhas, e também por todas as religiões, mas não estou ligado diretamente a uma. Como não acreditar em milagres? A todo tempo vemos eles acontecerem ao nosso redor, como o nascimento de uma criança e ao contemplar um lindo pôr-do-sol… São provas de que há uma força maior que nos envolve e que está acima de tudo.

E como foi a experiência de atuar num filme cristão? É diferente de atuar em filmes seculares?
Penso que quando Patrícia produziu o filme não era para se tratar de uma religião específica, entende? Seu intuito era contar a história de uma família americana que passou por momentos difíceis e que tinha, sobretudo, fé. A história dessa família é linda e tem impactado muitas pessoas, de diferentes idades, classes sociais, culturas, crenças e religiões. Vejo a Christy Beam como uma vencedora, pois ela fez de tudo que estava ao seu alcance para oferecer a sua filha uma melhor qualidade de vida. Não existe diferença para mim como ator. Trabalho é trabalho, mas é claro que você pode se identificar mais com uma história e outra menos.

Médico rende cenas cômicas e emocionantes em “Milagres do Paraíso”

O cinema cristão tem estado em alta, com muitos lançamentos no ano passado e outros previstos para este ano. O que acha disso?
Acho ótimo! O mercado tem espaço para todos os segmentos. O cinema é a atividade que retrata a identidade cultural, diverte, conforta, estimula o imaginário humano, contribui na formação do caráter e aproxima as pessoas. Não tem fronteiras!

“Milagres do Paraíso” lhe fez repensar no relacionamento com sua família e com Deus?
Certamente! Quando assisti ao filme pela primeira vez, me fez pensar em dedicar mais tempo para a minha família, aproveitar os momentos de folga e a cuidar melhor da minha saúde, adotando novos hábitos, pois levo uma vida corrida e intensa por conta do trabalho. Além disso, despertou em mim o quão necessário é ter fé. Independentemente de sua religião ou denominação, o que verdadeiramente importa é se conectar a Deus para encontrar a paz e alcançar seus objetivos. É nisso que acredito. E isso faz toda a diferença.

Qual o seu próximo trabalho no cinema?
Um filme de ação e aventura chamado “Geostorm”, que deverá ser lançado em 2017, bem no começo do ano, e é dirigido por Dean Devlin.

Para finalizar, o que os brasileiros podem esperar de “Milagres do Paraíso”?
O expectador será levado a refletir e questionar uma série de coisas e ainda lidar com diferentes emoções, mas ao sair da sala de cinema, ele se sentirá leve, encorajado, feliz e com vontade de fazer bem ao próximo. Já assisti várias vezes e cada uma delas tocou bem fundo ao meu coração. Assistam!

Mais informações
Ficha técnica
Título original: “Miracles from Heaven” (traduzido para “Milagres do Paraíso”)
Direção: Patrícia Riggen
Redatores: Christy Beam (livro) e Randy Brown (adaptação)
Produção: Affirm Films e TriStar Pictures
Distribuição: Affirm Films/ Sony Pictures Entertainment
Gênero: Drama

Biografia do ator
Eugenio González Derbez nasceu na Cidade do México, em 2 de setembro de 1961. É ator, escritor, produtor de televisão, comediante, dublador e diretor. Entre os projetos realizados no cinema, destacam-se “Festa no Céu” (2014), “Não Aceitamos Devoluções” (2013), “Garotas em Progresso” (2012), “Cada um Tem a Gêmea Que Merece” (2011), “Shrek Pra Sempre” (2010), “Perdido Pra Cachorro” (2008) e “Sob a Mesma Lua” (2007).

Confira um trecho exclusivo de “Milagres do Paraíso” para Comunhão. 

Confira o trailer oficial do filme. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -