27.4 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Igreja do ES comemora 90 anos de fundação

Igreja Batista de Santo Antônio é a quarta igreja organizada na capital do Espírito Santo. “Tenho muito amor por essa igreja, pois aqui nasci, cresci e fui ordenado a pastor”, declarou pastor Josué Valandro, ex- membro da igreja

A Igreja Batista de Santo Antônio, em Vitória (ES) completou 90 anos esse mês. A data foi celebrada com cultos especiais de ações de graça neste fim de semana. (Veja vídeo abaixo). Entre os preletores, pastores que tiveram a vida intimamente ligada à história da igreja.

Entre eles o pastor Josué Valandro de Oliveira, que nasceu e cresceu na Igreja. Foi enviado ao seminário Batista no Rio, na década de 60. Casou em Vitória (ES) e foi consagrado pastor  na mesma igreja. Ele exerce o ministério pastoral há 53 anos.

“Tenho muito amor por essa igreja, pois aqui nasci, cresci e fui ordenado a pastor. Além disso, meu pai foi o membro fundador. Tenho uma emoção muito grande”, declarou Josué Valandro, que hoje é Pastor emérito da Igreja Batista e Tauá, na lha do Governador, no Rio.

Para os membros, uma alegria sem tamanho. Afinal, são 90 anos levando a boa nova de salvação. Aos 89 anos, a dona Maria da Penha Rocha é a membra da Igreja mais antiga. Em 64 anos ela viu a igreja crescer. Sempre atuante nos ministérios infantil e de educação, ajudou a formar as novas gerações.

Foto: Jonathas Cirino

“Essa igreja pra mim representa amor, vida, é a mãe de todos nós. Era uma casinha pequenina e virou esse templo tão bonito.

Nasci em um lar evangélico e meus pais sempre me incentivaram a exercer ministérios na igreja, então sempre fui ativa. Nunca gostei de perder os cultos.

Andava 2 km com a minha mãe só para vir para a igreja. Nossa casa recebia pastores e estávamos sempre envolvidos com as atividades. Enquanto eu tiver viva vou colaborar com o reino de Deus”, contou.

História

O trabalho de fundação da Igreja Batista de Santo Antônio, em Vitória (ES) começou com um grupo de crentes, integrantes do Movimento Batista Nacional, que vieram da Bahia para a capital do Estado em 1928. Eles começaram a pregar o evangelho no bairro. Com as conversões, o grupo aumentou.

Foto: Jonathas Cirino

A Igreja foi fundada em 24 de fevereiro de 1929, reconhecida pela Convenção Batista Brasileira. É a quarta Igreja da denominação organizada em Vitória (ES). Iniciaram o trabalho da instituição o missionário Elton Johnson. Mas o templo só foi construído em 1940, onde permanece até hoje. Hoje, a instituição já implantou outras cinco congregações na região metropolitana.

Nesses 90 anos, lideraram a Igreja 21 pastores. E desde maio de 2018 é pastoreada pelo pastor Moisés Ferreira. De sua fundação até hoje, pelo menos 10 membros da instiuição foram ordenados a pastores, entre eles o pastor Josué Valandro de Oliveira.

O atual pastor tinha sido convidado para assumir a igreja no final de 2016. Na época ele iria morar com a família no exterior. Mas os planos de Deus foram outro.  A viagem deu errada mas o cuidado dele com a igreja deu certo.

“Minha maior preocupação hoje é com o relativismo que tem “invadido” a igreja. É muito perigoso a igreja deixar entrar no dia do cristão valores e práticas do mundo completamente contrários a essência da palavra de Deus, que será sempre imutável”, declarou pastor Moisés Ferreira.

Veja

 


Leia mais

CBB sobre violência e suicídio: “Valorize a vida”
Novo momento dos batistas brasileiros

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Manaus, a capital brasileira a beira do colapso

A média móvel de mortes no estado cresceu 183% nos últimos sete dias. O envio de oxigênio ao estado não está sendo suficiente para suprir a demanda, e o governo está transferindo pacientes a outros estados. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Missão saúde no Amazonas

Além de compartilhar o evangelho para os ribeirinhos no Amazonas, voluntários missionários do Brasil levam remédios e cuidados médicos através do Missão Saúde. Saiba mais!

Coragem! A mulher que salvou a vida de 3 crianças e a sua

Para escapar de um incêndio no prédio em que mora, Janete Martin jogou as 3 crianças pela janela e em seguida, se jogou. Saiba mais!

Presença da covid-19 no Brasil é desde novembro de 2019

Mesmo a confirmação do primeiro caso da covid-19 no Brasil, no fim de fevereiro, e o fato da OMS reconhecer a situação pandêmica, em março. Saiba mais!

Generosidade de uma criança: “Deus me fez assim”

Um garoto de 7 anos, nos EUA, recebeu um dinheiro de presente de aniversário e resolveu usar o valor para ajudar moradores de rua nos EUA. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!