Igreja do ES comemora 90 anos de fundação

Foto: Jonathas Cirino

Igreja Batista de Santo Antônio é a quarta igreja organizada na capital do Espírito Santo. “Tenho muito amor por essa igreja, pois aqui nasci, cresci e fui ordenado a pastor”, declarou pastor Josué Valandro, ex- membro da igreja

A Igreja Batista de Santo Antônio, em Vitória (ES) completou 90 anos esse mês. A data foi celebrada com cultos especiais de ações de graça neste fim de semana. (Veja vídeo abaixo). Entre os preletores, pastores que tiveram a vida intimamente ligada à história da igreja.

Entre eles o pastor Josué Valandro de Oliveira, que nasceu e cresceu na Igreja. Foi enviado ao seminário Batista no Rio, na década de 60. Casou em Vitória (ES) e foi consagrado pastor  na mesma igreja. Ele exerce o ministério pastoral há 53 anos.

“Tenho muito amor por essa igreja, pois aqui nasci, cresci e fui ordenado a pastor. Além disso, meu pai foi o membro fundador. Tenho uma emoção muito grande”, declarou Josué Valandro, que hoje é Pastor emérito da Igreja Batista e Tauá, na lha do Governador, no Rio.

Para os membros, uma alegria sem tamanho. Afinal, são 90 anos levando a boa nova de salvação. Aos 89 anos, a dona Maria da Penha Rocha é a membra da Igreja mais antiga. Em 64 anos ela viu a igreja crescer. Sempre atuante nos ministérios infantil e de educação, ajudou a formar as novas gerações.

Foto: Jonathas Cirino

“Essa igreja pra mim representa amor, vida, é a mãe de todos nós. Era uma casinha pequenina e virou esse templo tão bonito.

Nasci em um lar evangélico e meus pais sempre me incentivaram a exercer ministérios na igreja, então sempre fui ativa. Nunca gostei de perder os cultos.

Andava 2 km com a minha mãe só para vir para a igreja. Nossa casa recebia pastores e estávamos sempre envolvidos com as atividades. Enquanto eu tiver viva vou colaborar com o reino de Deus”, contou.

História

O trabalho de fundação da Igreja Batista de Santo Antônio, em Vitória (ES) começou com um grupo de crentes, integrantes do Movimento Batista Nacional, que vieram da Bahia para a capital do Estado em 1928. Eles começaram a pregar o evangelho no bairro. Com as conversões, o grupo aumentou.

Foto: Jonathas Cirino

A Igreja foi fundada em 24 de fevereiro de 1929, reconhecida pela Convenção Batista Brasileira. É a quarta Igreja da denominação organizada em Vitória (ES). Iniciaram o trabalho da instituição o missionário Elton Johnson. Mas o templo só foi construído em 1940, onde permanece até hoje. Hoje, a instituição já implantou outras cinco congregações na região metropolitana.

Nesses 90 anos, lideraram a Igreja 21 pastores. E desde maio de 2018 é pastoreada pelo pastor Moisés Ferreira. De sua fundação até hoje, pelo menos 10 membros da instiuição foram ordenados a pastores, entre eles o pastor Josué Valandro de Oliveira.

O atual pastor tinha sido convidado para assumir a igreja no final de 2016. Na época ele iria morar com a família no exterior. Mas os planos de Deus foram outro.  A viagem deu errada mas o cuidado dele com a igreja deu certo.

“Minha maior preocupação hoje é com o relativismo que tem “invadido” a igreja. É muito perigoso a igreja deixar entrar no dia do cristão valores e práticas do mundo completamente contrários a essência da palavra de Deus, que será sempre imutável”, declarou pastor Moisés Ferreira.

Veja

 


Leia mais

CBB sobre violência e suicídio: “Valorize a vida”
Novo momento dos batistas brasileiros