Os 90 anos da Assembleia de Deus Madureira

Foto: Facebook

Fundada pelo pastor Paulo Leivas Macalão em 1929,a Assembleia de Deus Madureira foi homenageada nesta quinta (12) no Senado Federal

Hoje foi festa no Senado Federal, que realizou uma sessão solene no parlamento para homenagear os 90 anos da Igreja Assembleia de Deus do Ministério Madureira. Parlamentares e líderes da denominação participaram da solenidade.

A Igreja Assembleia de Deus é uma das maiores do país, fundada no dia 18 de junho de 1911 após a vinda de missionários suecos ao Brasil. Mas foi em 15 de novembro de 1929 que o Ministério de Madureira foi fundado. Hoje conta 2,5 milhões de membros no Brasil e exterior.

O requerimento da sessão foi apresentado pelos senadores Luiz do Carmo (MDB-GO) e Vanderlan Cardoso (PP-GO), acompanhados pelos senadores Jayme Campos (DEM-TO), Flávio Arns (Rede-PR), Zequinha Marinho (PSC-PA), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Carlos Viana (PSD-MG) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Homenagem

A homenagem no Senado reflete a importância que as igrejas evangélicas tem para a sociedade brasileira. Um fato já reconhecido em um estudo científico realizado pelo antropólogo Juliano Spyer, autor do livro “Mídias Sociais no Brasil Emergente”. Ele esteve no Brasil por 15 meses, pesquisando a influência das mídias sociais em uma comunidade no interior da Bahia.

“A igreja evangélica representa uma espécie de estado de bem-estar social alternativo que ajuda quem atravessa momentos difíceis, doença, desemprego, violência doméstica, casos de dependência química na família”, afirmou.

Início

Registros do meio evangélico apontam que no dia 18 de junho de 1910 nascia, em Belém, capital do Pará, o que os membros da Assembleia de Deus consideram “o maior movimento cristão pentecostal da história do Brasil”.

O movimento, que ganhou o nome de Assembleia de Deus, está presente em vários países do mundo, e na maioria dos municípios brasileiros. As lideranças da denominação estimam que hoje no Brasil mais de 22 milhões de pessoas frequentam os cultos da igreja Assembleia de Deus; os fiéis estão presentes nas capitais; cidades de médio e pequeno porte; vilas, povoados e aldeias indígenas.


leia mais

Solenidade celebra os 108 anos da Assembleia de Deus