24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

8 ‘ídolos modernos’ que prejudicam o relacionamento com Deus

Instituto de pesquisa LifeWay Reserach identificou por meio de mil pastores norte-americanos os maiores “ídolos” dos cristãos modernos 

Por Victor Rodrigues 

Uma pesquisa realizada pela LifeWay Research, no final de 2021, entrevistou mais de mil pastores protestantes norte-americanos que identificaram quais os maiores “ídolos modernos” para os cristãos na atualidade. 

Antes de mais nada, o resultado da pesquisa, apontou que o “conforto” aparece no topo das respostas com 67% de aprovação entre os pastores.  

Segundo Scott McConnell, diretor de pesquisa da LifeWay “os pastores rapidamente reconhecem como suas congregações podem ser divididas por esses ídolos”. 

- Continua após a publicidade -

Após o conforto, está o a “idolatria do controle ou segurança” com 56% de aprovação. Logo a seguir vieram outros ídolos como o “dinheiro” (55%), “aprovação” (51%), “sucesso” (49%), “influência social” (46%), “poder político” (39%) e “sexo ou amor romântico” (32%), segundo o estudo.

Líderes mais jovens

Outro dado importante destacado pela pesquisa, é que os pastores mais jovens estão mais preocupados com esses “ídolos modernos”. Segundo a pesquisa, os pastores de mais idade são menos propensos a identificar qualquer um desses “ídolos”, pois são menos propensos a dizer que esses são “ídolos” em suas igrejas. Em contrapartida do que afirmaram pastores mais jovens de 18 a 44 (9%) ou 45 a 54 (10%).

Por outro lado, os pastores com idades entre 18 a 44 (63%) e 45 a 54 (58%) são mais propensos a dizer que o dinheiro é um ídolo em suas igrejas do que pastores com 65 anos ou mais (46%).

“Os pastores mais jovens têm a mentalidade de que os ídolos são vários hoje, enquanto os pastores mais velhos podem ser mais lentos para classificar um deles como tendo influência significativa sobre seu povo, ou podem definir de forma mais restrita”, apresentou Scott McConnell.

Para ele os ídolos citados pelos “pastores de níveis socioeconômicos mais altos reconhecem a influência da segurança e do controle (sob suas congregações), enquanto os pastores de níveis socioeconômicos mais baixos veem mais prontamente a atuação do conforto”, finalizou o diretor da LifeWay, Scott McConnell.

Reflexão bíblica 

A Palavra de Deus apresenta uma história no livro de Êxodo a respeito do povo hebreu ter feito um “bezerro de ouro”. Essa expressão é utilizada para representar ídolos que podem tomar o lugar que pertence a Deus nos corações. 

Diferente da história retratada no livro bíblico de Êxodo, não há mais “bezerros”, mas outras coisas podem ocupar essa função que deve ser apenas de Deus: o mais alto lugar em nossos corações”, de acordo com o maior mandamento bíblico cristão.

A Palavra de Deus conforma isso no texto de Lucas 10:27. “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo'”. 

*Com informações da CBN News. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -