27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

7 passagens bíblicas para o culto doméstico

Foto: Reprodução

Saiba quais textos bíblicos podem ser utilizados no momento de “culto doméstico” para sua família 

Por Victor Rodrigues 

O culto doméstico é uma prática extremamente importante para desenvolver o crescimento espiritual e fortalecimento da família na fé em Cristo. Este tempo de intimidade entre pais e filhos podem ser resgatados no ambiente da família cristã. 

A leitura bíblica pode contribuir para o amadurecimento de fé no ambiente do lar. O “culto doméstico” é um hábito que fortalece a comunhão e a relação familiar, quando realizado ao redor da mesa por muitas famílias cristãs. 

Para auxiliar as famílias cristãos, separamos sete passagens da Palavra de Deus para ser lido neste momento de ajuntamento familiar. 

- Continua após a publicidade -
  •  A família de Jesus 
    Em João capítulo 2, observamos o primeiro milagre de Jesus: “E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho” (João 2:3). Esta passagem recorda que Jesus observou a presença de sua mãe, reforçando a família do Mestre como um modelo essencial para as famílias cristãs na atualidade.  
  • O Filho Pródigo
    O filho mais novo de um homem pede ao pai a sua parte na herança e gastando tudo o que tem em pecados e perdições, não pensa no seu futuro (Luccas 15:11-32). Após desperdiçar seus bens, o pai recebe-o de volta de braços abertos e oferece-lhe um banquete. O texto demonstra que a família pode ser um texto de perdão e reconciliação como afirma a Palavra de Deus: “sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4:32). 
  • Cego de nascensa
    O “cego de nascença”, como é considerado no texto bíblico recorre a Jesus como solução do problema que desenvolveu desde a sua infância. Ao questionarem Jesus sobre a condição de saúde do homem, os discípulos receberam uma instrução poderosa. “Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9:3). Após responder os discípulos Jesus realizou o milagre e curou o homem que há muitos anos nutria expectativa da cura. 
  • Marta e Maria
    Marta irmã de Maria e Lázaro, foi exortada à se distanciar um pouco dos afazeres e aumentar o seu tempo de qualidade com o Mestre. “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lucas 10: 41-42).  O texto também mostra como Jesus buscou estar em comunhão com àquela família e ao mesmo tempo pode ser servido por eles. 
  • Herança
    A Bíblia nos adverte sobre o perigo de confiar nas riquezas terrenas. Um jovem pede a Jesus para interceder para que seu irmão divida a herança com ele, que de fato o é de direito. “E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança” (Lucas 12:13). O fato resulta em uma grande advertência do Mestre em relação ao cuidado com o amor ao dinheiro em excesso. “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15). 
  • Uma mãe aflita
    Muitas pessoas buscam Deus apenas na dor. Mas Jesus contemplou o desepero de uma mulher cananéia que era mãe, que intercedeu a Ele por sua filha que estava doente no texto de (Marcos 7:24-30). “Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.” (Marcos 7:29,30). Dessa forma, aquela mulher pode contemplar os feitos de Deus na sua família.  
  • O pedido de uma mãe
    O amor entre Jesus e seus discípulos contagiavam até os pais dos discípulos. Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido. “O que você quer? “, perguntou ele. Ela respondeu: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda”. (Mateus 20:21-22). É sempre importante interceder à Deus pela família, assim como os pais dos discípulos, precisamos estar atentos ao poder de falar com o próprio Mestre a respeito dos nossos. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -