26.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro 2021

7 dicas para uma vida devocional constante

Uma distinção que precisa ser feita é que, o momento devocional não é um culto individual

O devocional é o momento que o cristão tira, diariamente, para ler a palavra de Deus, meditar nela e orar. Existe quem já tenha este hábito mais sólido, outras pessoas ainda não sabem como manter uma rotina devocional constante.

Por isso Comunhão organizou sete dicas para quem deseja dar os primeiros passos na busca diária por Deus e aprender mais sobre a Bíblia. É importante notar que, o objetivo não é elaborar estudos extensos sobre nenhum tema, mas se conectar com Deus através de Sua palavra. No tempo devocional, muitas pessoas escolhem ouvir músicas ou até mesmo incluir desenhos para tornar mais criativo o temo a sós com Deus.

Confira as dicas:

1 – Conheça o seu dia
O ideal é que o momento de devocional seja na primeira hora da manhã. Mas há casos em que isso não é possível. Por isso avalie quanto tempo tem disponível e qual o melhor horários para estar 100% focado na leitura da Palavra de Deus.

Essa dica se aplica em outros processos da nossa rotina: Precisamos conhecer nosso dia para que as coisas aconteçam conforme o planejado.

2 – Defina um tempo
Ter em mente quanto tempo você vai dedicar para o seu devocional é muito importante. Desta forma você consegue dividir seu tempo e fazer o que precisa ser feito. Por exemplo, você define que seu devocional irá durar 30 minutos.

Nestes 30 minutos você terá: Oração, leitura de livros, leitura da passagem bíblica do dia, meditação, oração final. Tudo isso podendo ser ao som de um louvor de sua preferência. A parte mais difícil para quem está começando é estabelecer esse ciclo.

(Foto: Reprodução)

3 – Tenha o seu Devocional
De nada adianta você ter o tempo, saber o que o vai fazer e não saber o que vai ler, ou seja, qual é a sua base para fazer o devocional. Você pode buscar na internet diversos planejamentos de devocionais totalmente gratuitos para seguir diariamente. No próprio portal Comunhão você pode acessar conteúdos diários para seu devocional.

4 – Anote
Uma das formas mais eficazes de estudo (refletir sobre o que está processando) é quando anotamos o que desejamos aprender. Se você tem o tempo hábil sempre anote o que tem aprendido com o seu devocional diário. A sabedoria que desejamos acontece na vida diária, vivendo uma vida piedosa, não ocorre apenas conhecendo a teoria que dita o que dizemos acreditar, mas com atitudes.

5 – Compartilhe
Dividir os ensinamentos de nosso devocional com as pessoas que convivem conosco, sempre que possível, reforça o saber e encoraja outras pessoas. Desta forma, vamos nos sentir cobrados a viver aquilo que temos aprendido. Essa prestação de contas não deve ser vista como um julgamento, mas uma forma de obter suporte de outras pessoas para caminha na luz que já recebeu.

6 – Não desista
Começar sempre é um desafio, entretanto, nós muitas vezes conseguimos transpor este desafio e começamos nosso devocional. Começar nem sempre é a “pior” parte. Continuar é nosso maior desafio. Faça do seu devocional algo essencial do seu dia. Ter um tempo para ler, orar e meditar é muito importante para vida cristã. Precisamos pensar nas coisas que Deus nos tem abençoado e buscar diariamente a sabedoria que encontramos em Provérbios.

7 – Ajude outras Pessoas
O devocional tem como principal objeto nos ensinar, diariamente, que dependemos de Deus. Isso vai nos nos moldar a ter o caráter de Cristo. Nosso principal objetivo é glorificar a Deus em todas as coisas. E o devocional vai nos ajudar entender como isso pode ser feito na vida agitada vivemos. É um momento de reflexão.

Toda jornada começa com o primeiro passo. O antigo ditado se aplica perfeitamente no contexto de uma vida devocional. Sair da inercia e caminhar em direção ao que pode gerar crescimento espiritual e mudar a forma que vivemos é vital e não precisa ser visto como algo pesado ou doloroso, ao contrário, priorize esses momentos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se