Atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença para preservar o planeta e proporcionar mais bem-estar à humanidade
Por Patricia Scott
Nos últimos tempos, meio ambiente e sustentabilidade são palavras recorrentes. Isto porque a necessidade da preservação ambiental se torna cada vez mais essencial e emergencial devido às mudanças climáticas.
Sendo assim, atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença para preservar o planeta e proporcionar mais bem-estar à população. Por isso, o Junho Verde chama a atenção da sociedade para uma mobilização coletiva em prol da criação e da Terra, que é a casa criada por Deus para toda a humanidade.
No entanto, desde a queda no Éden, a harmonia do homem com a natureza foi quebrada. Sendo assim, o apóstolo Paulo escreveu: “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto” (Romanos 8.19-22).
Desse modo, torna-se urgente medidas para resgatar o equilíbrio ambiental. Para isso, uma força tarefa precisa ser colocada em prática. No entanto, as famílias podem colaborar a partir de medidas simples, que a longo prazo surtem excelentes efeitos.
Diminua o tempo no chuveiro
Se você tirar um minuto do tempo do seu banho todos os dias, em 10 anos, terá economizado água suficiente para uma família de quatro pessoas tomar seu banho diário por seis meses (21.960 litros). Um minuto a menos no banho também, em um mês, economiza o suficiente para carregar 750 vezes o celular durante uma hora.
Reaproveite a água
Uma dica muito boa é aproveitar a água que é gerada após o último enxágue das roupas na máquina de lavar. Os modelos modernos dão a opção de ativar esse modo e liberar água em um balde. Em dias de chuva, encha os baldes. Depois, a água pode ser utilizada para lavar o quintal ou o carro.
Utilize sacolas de tecido
As sacolas de tecido servem para diversas funções e podem ser combinadas a saquinhos de papel caso seja necessário numa compra ao supermercado.
Evite descartáveis e plásticos
Eles são feitos à base de petróleo e levam centenas de anos para se decompor. São baratos para a indústria, mas custam muito caro ao meio ambiente. Então, utilize garrafinhas ao sair de casa, no trabalho e na academia, por exemplo.
Tire eletrodomésticos não usados da tomada
São os gastos silenciosos. As luzes vermelhas de aparelhos permanecem acesas quando eles estão desligados, mas na tomada. É o caso de micro-ondas, computadores, entre outros equipamentos que não são utilizados o tempo todo, mas ficam nesse estado.
Faça compostagem
Transforme lixo orgânico em adubo. É possível comprar uma composteira pronta ou construí-la com base em tutoriais encontrados na internet. O lixo que vira adubo também se torna um belo incentivo para cultivar seus próprios alimentos em casa e/ou apoiar hortas comunitárias.
Separe o lixo
Separe o lixo seco do lixo úmido. Isso facilita a separação dos materiais recicláveis, ajudando o meio ambiente e garantindo renda para quem vive da coleta desse material. Procure saber onde existem lixeiras para descarte apropriado na sua vizinhança.