back to top
24.9 C
Vitória
domingo, 19 DE janeiro DE 2025

6 passos para a cura do casamento fragilizado

Foto: Reprodução

“Um bom casamento não é obra do acaso. Exige esforço, dedicação e trabalho”, pontua o pastor Josué Gonçalves

Por Patricia Scott 

Manter o casamento saudável é um grande desafio. A rotinha alinhada aos problemas do dia a dia acaba por, muitas vezes, acarretando problemas para o casal e até o distanciamento. No entanto,  “todos querem um casamento que glorifique a Deus, saudável, feliz, que valha a pena a vida a dois. Entretanto, um bom casamento não é obra do acaso. Exige esforço, dedicação e trabalho”, pontua o pastor Josué Gonçalves, líder e fundador do Ministério Amo Família.

Para ilustrar a dinâmica do casamento, o pastor cita Lucas 4.32, que relata a febre da sogra de Pedro. Ela estava acamada e impossibilitada de servir a Jesus e os discípulos. Falaram de Jesus a respeito da sogra de Pedro, Ele interviu e a curou. Assim, que se percebe curada, passa a servir Jesus e aqueles que estavam com Ele.

- Publicidade -

“Quando se está doente espiritualmente, fisicamente ou emocionalmente, há impossibilidade de servir dentro e fora de casa. Assim, se o relacionamento está enfermo, os cônjuges ficam impedidos de realizar o que deveriam se estivessem bem”, afirma Josué.

Ele enfatiza ainda que a enfermidade no alma, no corpo e no espírito afeta o relacionamento conjugal. Assim, para que Jesus intervenha com a cura, é necessário primeiro reconhecer o problema. Depois, “é importante que pessoas intercedam pela sua vida, como os discípulos fizeram pela sogra de Pedro”, ressalta o pastor, que acrescenta: “Uma das evidências de que estamos curados é o nosso serviço”.

6 passos para a cura do casamento fragilizado, segundo Josué Gonçalves  

1 – Seja aprendiz na arte de amar
Cantares de Salomão, no Antigo Testamento, fala sobre amor. Não existe o nome de Deus, mas Ele está presente, porque o Senhor é amor. Então, destaca a essência do próprio Senhor que é amor. Quando você pensa que ama e olha para a cruz vai perceber que não ama como deveria. Na escola do amor, ninguém tira diploma. Até o último dia de vida, é necessário aprender sobre o amor. Para aprender a amar, antes precisa entender a cruz. Nunca vai entender o real sentido do amor se não olhar para o calvário. 

2 – Faça e cumpra promessas
Não prometa o que não é capaz de dar. Pessoas íntegras só tem uma palavra. Prometer e não cumprir é cair em descrédito. Depois de prometer deve cumprir. É uma questão de respeito. Jesus disse que a palavra deve ser sim, sim, ou não, não, porque se passar disso é de procedência maligna.

3 – Tire o foco do passado
Tire o foco do passado e foque no agora e no futuro. Excesso de passado é igual à depressão. Quem vive olhando para trás está abrindo uma espalho, brecha para a depressão, que é exatamente manter os olhos no passado, que deve ser visitado para aprendizagem. Mas nunca fazer do passado o lugar de habitação. Ele é útil quando serve para ressignificação, ou seja, dar um novo significado ao que aconteceu, conforme José, do Egito, fez com relação aos irmãos, que o venderam como escravo. Os erros do passado servem para ensinar, mas não podem escravizar. No entanto, excesso de futuro é igual a ansiedade.

4 – Não faça tempestade em copo d’água
Parece simples, mas os casais vivem fazendo. A forma como reage diante de certas situações revela o seu estágio emocional. Como vaio seu nível de irritabilidade? É necessário tirar as lentes do pessimismo e colocar as da fé. Abandonar o negativismo e buscar a positividade. O ser humano interpreta as situações de forma errada. Se fosse a correta, não faria tempestade em copo d’água. Lembre-se que Paulo era positivo, e Jesus também. Cristo diz para orarmos pelos inimigos, porque Ele pensa positivamente a respeito deles, que podem ser alcançados pela graça e serem transformados em amigos e irmãos. 

5 – Use a criatividade para vencer a rotina
Intimidade se preserva com respeito, honrando o outro, fazendo o melhor pelo outro. Outra coisa é preservar o desejo pelo outro. Muitas vezes, há investimento para manter a intimidade, mas se permite que a rotina e o tédio matem o desejo. O desejo preserva, vencendo o tédio e a rotina. Não queira ter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas e do mesmo jeito. A criatividade deve ser utilizada para tirar a relação da mesmice, não permitindo que o casamento caia no tédio. Se deseja manter o desejo pelo cônjuge, precisa apimentar o dia a dia com algo que nunca fez.

6 – Pratique o diálogo inteligente
A comunicação é uma arte e habilidade que dá para aprender. Então, invista tempo estudando sobre o tema. Leia livros sobre comunicação para melhorar o seu casamento. A falta de habilidade dos casais para o diálogo inteligente gera problemas. Tudo na vida depende de como você se comunica dentro e fora de casa. Quando o diálogo acaba, é sinal de que o relacionamento está em um processo de adoecimento e morte. O casal que preserva a comunicação jamais experimentará a morte do casamento. Para um casamento saudável e fortalecido na Rocha, o casal deve investir tempo no diálogo.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -