No Dia do Evangélico, conheça obras escritas por teólogos e estudiosos no assunto que abordam o tema sem estigmatização e preconceito
Por Patricia Scott
Dados do último Censo demográfico brasileiro apontam que até 2032 os evangélicos ultrapassarão o número de católicos no Brasil. De acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência é que essa transição religiosa comece no mapeamento de 2022 (ainda em fase de pesquisa). A projeção é de que os católicos representem, pela primeira vez, menos de 50% da população brasileira.
Na visão de muitos cientistas políticos, os resultados das eleições gerais deste ano, que amplificaram ainda mais a presença de evangélicos no Congresso Nacional, é também o reflexo direto do crescimento deste fenômeno. No entanto, como compreender o movimento que mais cresce no Brasil? No Dia do Evangélico, Comunhão separou seis livros escritos por teólogos e estudiosos no assunto que abordam os papéis dos cidadãos, da sociedade e do Estado, que derrubam a estigmatização e o preconceito. Confira!
- Tenha uma sessão de terapia nas páginas do livro ‘Não deixe a vida te maltratar’
- ‘Quando Deus parece distante’: obra inédita no Brasil
Quem tem medo dos evangélicos?
Ensaio sobre o fenômeno dos evangélicos e sua relevância para a democracia brasileira. Gutierres Fernandes Siqueira propõe o debate sobre um tema difícil, mas fundamental, para a compreensão desse complexo segmento da religiosidade no Brasil e suas implicações para o futuro do país.
Brasil polifônico
Um manifesto pela lucidez no debate político brasileiro. Ao alcançar quase um terço da população, os evangélicos têm hoje grande peso no cenário nacional. Davi Lago resgata os marcos civilizatórios da sociedade moderna e os princípios da teologia política, aplicando-os à complexa realidade nacional.
Teologia da trincheira
Reflexões, provocações sobre o indivíduo, a sociedade e o cristianismo do jornalista e escritor, fundador da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa. Um mosaico de ponderações, desabafos e afirmações agrupados por temas que contribuem para levar o leitor a uma reflexão saudável ― e provocá-lo à ação.
Uma fé pública
Qual o papel da religião no cenário atual? Como os seguidores de Jesus podem manifestar sua fé num contexto de múltiplas religiões e de antipatia à fé? O renomado teólogo croata Miroslav Volf sistematiza as questões que afetam a presença cristã num mundo cada vez mais secularizado.
Exclusão e abraço
Os dias atuais apresentam uma realidade perturbadora. A alteridade, o simples fato de ser diferente de alguma forma, passou a ser tida como indesejada. Miroslav Volf afirma a teologia cristã não pode furtar-se a ignorar o quadro latente de ódio entre os diversos grupos da sociedade. A mensagem de Cristo é essencialmente reconciliatória, e nada melhor que a metáfora do abraço para anunciar a resposta cristã à exclusão.
Uma leitura negra
Esau McCaulley traça um caminho do diálogo multiétnico para a comunhão de pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. Tem como elemento central o resgate da esperança para aqueles que sofrem as consequências do racismo. As perspectivas bíblica e negra se encontram para dar respostas divinas ao sofrimento de toda uma comunidade.