back to top
22.9 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio 2024

6 dicas para acabar com a crise no casamento

Foto: FreePik

“Ao cultivar um ambiente de respeito e valorização, o casal fortalece o vínculo e constrói uma base sólida para o relacionamento”

Por Patricia Scott

O casamento é uma instituição planejada pelo Senhor, o que pode ser comprovado em Gênesis 2.24: “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Assim, a dedicação e o esforço de ambos são fundamentais para que a relação a dois possa ser feliz.

Isto não significa uma vida sem problemas, mas que homem e mulher estão comprometidos em manter a aliança firmada em primeiro lugar com Deus. No entanto, nos dias atuais, infelizmente, há muitos casamentos em crise, o que gera famílias desestruturadas.

No entanto, é possível reverter esse quadro a partir de algumas atitudes, que devem ser colocadas em prática no cotidiano do casal. Desse modo, o pastor Cláudio Duarte, presidente do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (COMERJ), destaca alguns passos importantes na pregação “Como melhorar meu casamento?”. Confira!

- Continua após a publicidade -

Priorize a comunicação

Segundo o pastor, a comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável. Por isso, ele enfatiza a importância de conversar abertamente e sinceramente com o cônjuge. “Expresse os sentimentos, necessidades e expectativas de forma clara e respeitosa.Lembre-se de também ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, buscando entender as perspectivas e emoções”.

Invista no romantismo

Mesmo após anos de relacionamento, é fundamental manter o romantismo vivo, de acordo com pastor Cláudio Duarte. Ele aconselha os casais a receberem um ao outro com pequenos gestos de carinho e afeto. “Faça elogios sinceros, planeje encontros românticos e demonstre amor de maneiras criativas”.

Respeite as diferenças

Cada pessoa é única, com as próprias características e peculiaridades, diz o pastor. Então, é importante respeitar a diferença entre os cônjuges. É natural ter opiniões divergentes e gostos diferentes. “Aprenda a comparar essas diferenças, buscando um equilíbrio entre as individualidades e a vida em conjunto”.

Cultive a intimidade

A intimidade emocional e física é essencial para um relacionamento saudável, conforme prega o pastor. Ele aconselha os casais a dedicarem tempo para se conectarem emocionalmente, compartilhando pensamentos, medos e sonhos. Além disso, é importante manter a “chama da paixão acesa, investindo em momentos íntimos e carinhosos”.

Tenha Deus como alicerce

Segundo o pastor Cláudio Duarte, ter Deus como alicerce é fundamental para a construção de um relacionamento sólido. “Busque a fé e compartilhe momentos de oração e reflexão com o cônjuge. Ter uma base espiritual em conjunto ajuda a enfrentar os desafios e fortalecer a união do casal”.

Valorize o cônjuge

O respeito mútuo é essencial para um casamento saudável. O pastor destaca a importância de defender e acompanhar o cônjuge em todas as circunstâncias. Isso inclui reconhecer as qualidades, apoiar as decisões, respeitar a individualidade e tratar o outro com cortesia e gentileza. “Ao cultivar um ambiente de respeito e valorização, o casal fortalece o vínculo e constrói uma base sólida para o relacionamento”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -