21.2 C
Vitória
domingo, 9 maio 2021

50 anos da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico

Ao longo desses anos, a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) tem sido fundamental na qualificação de líderes que são oferecidos às Igrejas locais

A Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET), completou 50 anos no último dia 16. É um dos mais importantes órgãos da Convenção Batista Brasileira (CBB). Não fosse a pandemia de Covid-19, teria comemoração.

Pouco conhecido de grande parte dos membros das Igrejas da denominação, a ABIBET tem importância fundamental na vida dos quase 2 milhões de membros Batistas no Brasil. Desde a sua fundação, esse órgão regulamenta e coopera com o planejamento pedagógico e a grade curricular das melhores instituições de ensino teológico do país.

Numa época em que pouco se falava em currículo unificado, ou em regulamentação do Ministério da Educação (MEC) para cursos de Teologia, a ABIBET surgiu como associação criada, a partir da denominação Batista, para garantir a qualificação teológica, espiritual e denominacional dos seminários.

O esboço do projeto do que viria a ser a ABIBET começou a ser desenhado em 1967, na 1ª Conferência de Educação Teológica, em Salvador-BA . Três anos depois desse marco inicial e após longas trocas de correspondência com reitores dos seminários que estavam dispostos a se filiarem ao novo órgão, nascia, no dia 16 de abril de 1970, a ABIBET, Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico.

A importância do órgão é atestada pelo fato de já no seu primeiro ano, sob a presidência do pastor João Filson Soren, nove das mais importantes instituições de Ensino Teológico se filiarem à ABIBET.

Sobre a ABIBET

Ao longo dos últimos 50 anos, a  Associação tem sido fundamental na qualificação de líderes que são oferecidos às Igrejas locais. Seu impacto atinge toda a denominação que será pastoreada por esses egressos dos seminários filiados à Instituição.

Além disso, a ABIBET funciona como ponto de intercâmbio entre instituições de diversas regiões do país. Isso contribui para que as metodologias de ensino sejam alinhadas e que o rigor teológico seja um norteador das grades curriculares dos seminários que formam homens e mulheres para o labor pastoral. Como resultado disso, a Associação, que começou com nove entidades filiadas, hoje conta com 45 instituições de ensino.

Isso ressalta a qualidade do bom trabalho desenvolvido desde o ano de 1970. Nesse meio século de vida, a ABIBET foi uma ferramenta de Deus na melhoria do ensino Teológico no país, promovendo Congressos Teológicos, Fóruns, Simpósios e tendo forte papel na editoração de revistas acadêmicas, cujos artigos revelam a riqueza e a pluralidade da produção teológica ao longo dos anos, fornecendo também com esses materiais impressos, uma fonte de estudos para futuros historiadores que desejem entender a evolução do ensino de Teologia do Brasil em seus diversos matizes.

A ABIBET também se destaca por sua parceria com os seminários filiados na promoção de uma educação Teológica que aponte para o Reino de Deus. Que sob a Graça de Cristo comemoremos esses 50 anos, olhando para a estrada adiante, onde novos desafios serão enfrentados. E que Deus conduza esta honrada associação nos anos que virão.

*Com informações da Convenção Batista Brasileira 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se