Com mais de 5 bilhões de usuários de celular no mundo, investir em tecnologia é fundamental para qualquer igreja que deseja crescer.
Por Cristiano Stefenoni
Com mais de 5 bilhões de usuários de celular no mundo e 4,66 bilhões de pessoas conectadas na internet em todo o planeta, ignorar a tecnologia como uma excelente ferramenta para a igreja seria condená-la ao ostracismo. Esses dados divulgados pelo Instituto We Are Social e Hootsuite mostram que o escritor Patrick Munzfeld estava certo ao afirmar: “Quem não é visto não é lembrado”. Em outras palavras, se a meta é fortalecer a igreja e conquistar mais almas para Cristo, investir em tecnologia é inevitável.
“Há vários recursos para anotações, registros de membros, pregações, divulgação de programas da igreja. Existem ainda ferramentas de gestão que possibilitam o pastor a ter uma maior produtividade no seu dia a dia e que podem ajudar no seu ministério”, explica o especialista em Inovação, Leo Carraretto, que também é evangélico.
- Como proteger os filhos das drogas e outros vícios
- ChatGPT explica como faria você perder a fé se ele fosse Satanás
Para ajudar a sua igreja nesse processo de modernização tecnológica, Comunhão separou algumas ferramentas que poderão ser muito úteis, confira:
5 ferramentas tecnológicas que toda igreja deveria ter
1. Conteúdo para celular
A última pesquisa da TIC Domicílios revelou que o meio de comunicação mais utilizado é o telefone celular (97%). Ou seja, é fundamental para qualquer igreja criar conteúdo voltado para o smartphone, divulgação de programas, transmissão de cultos, canais para entrar em contato, entre outros.
2. Aplicativos
Seria muito importante que toda igreja tivesse o seu aplicativo próprio. Isso porque essa ferramenta ajudaria em vários aspectos, tais como: manter os membros atualizados sobre eventos, reuniões, oportunidades de voluntariado, melhorar a comunicação e manter um contato constante, ter funcionalidades interativas, como a possibilidade de curtir e compartilhar notícias, etc.
3. YouTube
Se há um lugar ideal para divulgar as programações da igreja é o YouTube, o maior portal de vídeos da internet, com mais de mais de 2 bilhões de usuários conectados por mês. Ali é possível fazer uma transmissão ao vivo do culto, postar vídeos com programações já realizadas, clipes de música, notícias da igreja, entre outras dezenas de possibilidades.
4. Arquivos na nuvem
Antigamente, os registros dos membros e das atividades da igreja eram colocados em várias páginas de atas, algumas escritas a mão, ou em ficheiros. Hoje, todo o processo é digital, desde relatórios administrativos até fotos e vídeos dos eventos. E tudo pode ser armazenado em nuvem, uma forma de assegurar que tais documentos não serão apagados acidentalmente e garantir as informações para as próximas gerações.
5. All-in-one
As ferramentas all-in-one, ou seja, tudo em um, são sistemas multifuncionais que podem reduzir o tempo e o investimento mental para realização de atividades, automatizando tarefas ou integrando os principais recursos em uma plataforma. Para as igrejas há softwares de gerenciamento, de eventos a serviços semanais, que permitem eliminar e otimizar tarefas administrativas, economizando tempo e dinheiro. Fonte: Plataforma Atos 6