back to top
25.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 junho 2024

5 sintomas que podem sinalizar o início da menopausa

Foto: Reprodução

Segundo a ginecologista Beatriz Tupinambá, é preciso olhar a menopausa por outro ângulo e perceber que, sim, pode ser a melhor fase da vida

Por Patricia Scott 

No Brasil, segundo o IBGE, mais de 30 milhões de mulheres (45+) enfrentam a menopausa. No entanto, o assunto, muitas vezes, ainda é visto como tabu, oque não deveria ser. Isto porque é um acontecimento normal na vida feminina, sendo definida como a última menstruação. 

Segundo especialistas, a menopausa costuma ocorrer por volta dos 51 anos. entretanto, para algumas mulheres, ela pode acontecer mais cedo. É a chamada menopausa precoce. Cabe destacar que a Terapia de Reposição Hormonal é indicada com frequência para o alívio dos sintomas. Ela consiste na reposição dos hormônios que a mulher deixou de produzir, fundamentalmente os estrogênios. Aquelas entre 50 a 59 anos ou com menos de 10 anos de menopausa são o grupo alvo para tratamento.

Mesmo diante dos desconfortos que a menopausa causa [veja abaixo], a ginecologista Beatriz Tupinambá, cita algumas vantagens da menopausa: fim dos ciclos menstruais, TPM, preocupação com período fértil, maior tempo de autocuidado, maturidade e homônimos administrados como algumas das vantagens. Ela ressalta que é preciso olhar a menopausa por outro ângulo e perceber que, sim, pode ser a melhor fase para viver. 

- Continua após a publicidade -

“A gente entra na menopausa na metade da nossa vida, e não precisamos nos manter na segunda metade dela indispostas, com calores, ressecamentos, queda de libido, entre outros, porque simplesmente deixamos de alimentar nossas células de hormônios por 50 anos”, ressalta Beatriz, acrescentando que o psicológico da mulher também precisa ser trabalhado, para que ela consiga ressignificar essa etapa da vida. 

5 sintomas que podem sinalizar o início da menopausa, segundo a especialista

1. Ondas de calor
Essa é uma das principais queixas feitas pelas mulheres. O fogacho surge de forma inesperada e causa crises de calor que se manifestam principalmente na parte superior do tronco, o pescoço e o rosto. Em alguns casos, também, provoca suor excessivo e vermelhidão no rosto. A sensação dura em média 4 minutos e geralmente surge por mais de um ano, e em alguns casos, por mais de cinco anos.

2. Menstruação irregular
Talvez uma menstruação irregular seja o primeiro e principal motivo que leve a suspeita da chegada da menopausa. A baixa hormonal impede que o útero se prepare regularmente para engravidar, fato que interfere diretamente no ciclo menstrual. Porém, em alguns casos, mulheres apresentam um ciclo regular até a menopausa.

3. Alterações do sono
Um sono regulado tem relação direta com a produção de estrogênio. Por isso, é normal que a mulher em fase de menopausa sinta dificuldade para dormir como antes. As ondas de calor também interferem na qualidade do descanso, já que muitas vezes, ocorrem durante a noite.

4. Oscilações de humor
Nesta fase mudanças de humor repentinas também são muito comuns. Os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que ficam em baixa na menopausa. Irritabilidade, melancolia e ansiedade são sintomas podemos observar nessa fase.

5.Diminuição da libido
Sabemos que o desejo sexual tem importante papel na saúde e bem estar da mulher, mas com a queda nos níveis de estrogênio acarretados pela menopausa, a libido da mulher pode ficar comprometida durante essa fase.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -