24.4 C
Vitória
segunda-feira, 15 abril 2024

5 sintomas causados pelo excesso de informação

Foto: Reprodução

Estresse/ansiedade e outros quatro sintomas são destacados pelo livro Pirâmide da Sabedoria, de Brett McCracken, causados pela glutonaria de informação

Por Carolina Leão

O livro “Pirâmide da Sabedoria”, de Brett McCracken, publicado pela Thomas Nelson, aborda a temática de como estamos alimentando a nossa alma principalmente no mundo digital. Nos últimos três meses, esse livro compõe a lista dos audiolivros mais escutados na plataforma Pilgrim, uma ferramenta que disponibiliza por assinatura acesso a e-books, artigos, audiolivros, etc. 

Uma das reflexões que essa obra fornece é sobre o excesso de informação em nossos dias, destacando os efeitos do exagero e da velocidade da “geração informacional”, como se referem estudiosos. 

5 sintomas causados pelo excesso de informação
Foto: divulgação

O autor abordou quais são os sintomas, ou efeitos, causados pela glutonaria de informação. A Pilgrim destacou, nas redes sociais, a partir dessa abordagem, quais são os 5 sintomas que apontam para a “doença das redes”. 

- Continua após a publicidade -
  1. Ansiedade e Estresse
    A quantidade e velocidade das informações na era digital deixa nosso cérebro mais ocupado do que nunca, drenando constantemente uma grande quantidade de energia. Com isso, junto com o cenário frenético de atualizações das redes sociais e sites, é cada vez mais comum a ansiedade e o estresso presentes no dia a dia da sociedade.
  2. Desorientação e fragmentação
    Você já teve a sensação de ter desperdiçado o seu dia com coisas banais, em vez de dispensar energia ao que realmente importa? Esse excesso de informações do dia de hoje atrapalha a nossa capacidade de distinguir entre o trivial e o que é realmente importante.
  3. Impotência
    Não dá para administrar tanta coisa ao mesmo tempo. À medida que somos consumidos pelos dramas “distantes” das redes sociais, negligenciamos as realidades tangíveis de nosso lugar imediato.
  4. Paralisia de decisão e compromisso
    Num cenário onde tudo está à sua disposição, como é o caso do digital, em que as informações são acessíveis em questão de segundos, as escolhas e decisões podem se tornar um fardo. Como fazer escolhas adequadas quanto se tem todas as opções?
  5. Viés de confirmação
    Para qualquer coisa que você acredita ou possa ser tentado a acreditar, existe informações online para apoiá-lo. Por isso, toda teoria da conspiração e toda comunidade culta tem espaço.

O que fazer diante disso?

Em contrapartida, existem formas de ajustar essa realidade e fugir da “doença das redes”, sabendo filtrar o que realmente importa. Conforme explica a descrição da editora sobre o livro, Brett McCracken criou a Pirâmide da Sabedoria para resolver esse problema causado pelo excesso de informação.

O sistema, inspirado numa pirâmide alimentar, nos desafia a aumentar a ingestão de conteúdo proveniente de fontes duradouras e confiáveis, como a própria Bíblia, que fornece um manual para vida cotidiana. O ideal, na perspectiva do livro, é saber moderar o consumo de fontes instantâneas e menos confiáveis, a internet e as redes sociais, voltando-se para o equilíbrio. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -