O planejamento detalhado é fundamental, para que o objetivo seja alcançado: ganhar vidas para o Reino de Deus
Por Patricia Scott
O principal foco da igreja é ganhar vidas para o Reino de Deus a partir da propagação das Boas Novas do Evangelho. Para isso, durante todo o ano, as comunidades de fé organizam diversas programações para alcançar diferentes públicos.
São congressos, retiros, fóruns, seminários, que acontecem dentro ou fora do espaço da igreja. No entanto, para que as iniciativas alcancem o objetivo desejado, é preciso ficar atentar em muitos detalhes. Afinal, organização é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. Confira, a seguir, cinco dias da Inchurch que ajudarão no processo da elaboração do evento.
1. Planejamento
O primeiro passo é desenvolver um planejamento detalhado. Nele, devem estar os objetivos a ser alcançado, como também o orçamento disponível para a produção.Todos os detalhes da organização devem ser pontuados como, por exemplo, data, horário, público-alvo, atrações, decoração. Com o projeto em mãos, ficará mais fácil executar as ações e manter o controle durante o processo.
2. Espaço e estrutura
A escolha do espaço em que o evento acontecerá é muito importante. Ele acontecerá dentro da igreja ou fora? É fundamental ter em mente que o local deve comportar a quantidade prevista de participantes. Além disso, deve servir ao propósito estipulado pela igreja.
Para tomar essa decisão é preciso levar em conta o perfil do público que comparecerá ao evento. Qual a faixa etária? Quais os interesses? Baseado nisso, o espaço deve conter banheiros suficientes, serviços de lanches — dentro ou fora do local —, oferecer segurança ao público, acessibilidade e fácil acesso à chegada de diversos meios de transportes.
3. Montagem da equipe
Para uma boa execução do evento é indispensável trabalhar com uma equipe capacitada e empenhada em fazer acontecer. Sendo assim, busque referências para contrações e/ou monte uma lista de voluntários dispostos a ajudar nas mais diversas atividades.
4. Estratégia de divulgação
Não é preciso gastar muito com divulgação. Com a internet e as infinitas possibilidades, a igreja pode alcançar membros e visitantes de forma eficiente e simples. Um passo fundamental nessa etapa é entender onde o público está.
A divulgação deve ser direcionada. Por isso, as redes sociais de maior alcance da igreja são fundamentais na divulgação. É interessante produzir conteúdo para para gerar interação e despertar o interesse dos membros pelos convidados e pelo cronograma de atividades.
5. Inscrições on-line
Possibilitar que membros e visitantes façam inscrições on-line evita filas desnecessárias. Além disso, oferece à igreja maior controle sobre a quantidade de pessoas no evento. Sem contar com a comodidade oferecida aos participantes.