Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os acidentes aumentam em 38% nesta época, sendo a principal causa de morte em crianças de um a 14 anos
Por Patricia Scott
Julho chegou e, com ele, as férias escolares. É o período que a criançada fica em casa por, pelo menos, 15 dias. Por isso, é importante os pais manterem o olhar atento para evitar acidentes domésticos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os acidentes aumentam em 38% nesta época, sendo a principal causa de morte em crianças de um a 14 anos. São cerca de com cerca de 13 mortes por dia. No entanto, 90% dos casos poderiam ser evitados.
A entidade ressalta ainda que a maioria dos acidentes acontece dentro de casa, como por exemplo, queimaduras, afogamentos e engasgos, que infelizmente são mais comuns. Sendo assim, adotar precauções pode garantir dias divertidos e alegres. Por isso, a Pediatra Neonatologista, Andréa Patente, listou algumas maneiras de prevenir e evitar acidentes.
Para evitar Queimaduras: Mantenha as crianças longe da cozinha e dê preferência ao uso das bocas traseiras do fogão. Além disso, deixe líquidos, pratos ou demais recipientes quentes no centro da mesa e/ou em locais mais altos, fora do alcance dos pequenos;
Para evitar Afogamento: Nunca deixe a criança sozinha perto ou dentro de ambientes que contenham água, como mar, piscina, lago, rio, balde, pia, banheira ou tanque. Episódios de afogamento acontecem muito rápido e de maneira silenciosa, por isso é imprescindível ficar atento, orientar e incentivar a criança a utilizar boias e coletes salva-vidas;
Para evitar Engasgos: Engasgos com pequenos alimentos ou pecinhas de brinquedo são muito frequentes, por isso evite oferecer alimentos redondos e duros às crianças, como por exemplo: castanhas, pipoca e uva. Além disso, o ideal é que a alimentação seja feita sempre com a criança sentada.
Para evitar choque elétrico: Fique atento aos protetores de tomada, afinal, os aprendizes de investigadores estão sempre de plantão para descobrir o que há dentro de cada buraquinho. Evite carregadores de celular conectados à rede sem serem utilizados.
Para evitar as quedas: Residências sem rede de proteção ou com estantes com adornos chamativos nos locais mais altos cobiçam o interesse das crianças que gostam de escalar. O cuidado vale com os tapetes também, que podem ocasionar graves quedas com fraturas em pernas e braços muito sérios. Por isso, vale a pena repensar a utilização. Brinquedos ou objetos deixados no chão da residência também podem causar acidentes graves.