O matrimônio é “maravilhoso quando possui propósito divino, e ambos se respeitam, entendem seus papéis sem alimentarem um sentimento de competição”
Por Patricia Scott
Para a construção de um relacionamento fortalecido e saudável é necessário seguir alguns princípios bíblicos. O casamento é uma aliança firmada em primeiro lugar com Deus. Assim, ambos prometem amar, respeitar e apoiar o outro, independente das circunstâncias.
O matrimônio é caracterizado por um sério compromisso entre um homem e uma mulher. Por isso, a união deve refletir a glória de Deus, funcionando como um instrumento para cumprir os propósitos divinos.
“O casamento é maravilhoso quando possui um propósito divino, e ambos os parceiros se respeitam, entendem seus papéis e se comportam como um time, sem alimentarem um sentimento de competição, pois essa é a união de duas pessoas que compartilham de uma mesma missão”, ressaltam Jefferson e Sullen, autores do livro SOS do Amor, lançado pela Editora Vida.
A partir desse contexto, é essencial entender o papel que cada um desempenha no ambiente familiar. O homem atua como sacerdote, lidera a família espiritualmente e provê segurança, ensinamentos e direção, conforme Efésios 5.21-33. Já a mulher contribui com a capacidade de edificar um lar, garante aconselhamentos sábios, acolhimento emocional e espiritual, além de estabelecer disciplina para o cotidiano, segundo Provérbios 31.10-13.
Com esse entendimento, Jefferson e Suellen destacam 5 conselhos práticos para o casal:
Desenvolva o hábito de orar – com a prática, o casal desenvolve sabedoria e discernimento para a construção do relacionamento. É preciso desenvolver a constância da oração, individualmente e juntos.
Fuja da pornografia – afaste toda e qualquer possibilidade de ver vídeos desse estilo. O vício de práticas lascívias destrói o casamento. Isto porque faz com que a pessoa veja o outro como mero objeto dos seus desejos.
Reconheça quando errar – Não tenha medo de pedir desculpas. Aprender com os erros é sinal de caráter e maturidade.
Cuidado com as redes sociais – Fotos e compartilhamentos revelam o que está no coração. A melhor coisa a fazer é perguntar ao Espírito Santo se o conteúdo é do agrado Dele.
Seja leal e fiel – A lealdade é uma característica que deve permear todas as áreas da vida, desde a relação com Deus, passando pela família e o cônjuge. Mesmo quando ninguém estiver vendo mantenha-se fiel aos princípios do Senhor.