23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Maior cidade do Brasil completa 465 anos

Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

São Paulo representa a maior economia do país. Segundo o IBGE, sozinha, a capital é responsável por 11% de toda a riqueza produzida no país.

Maior cidade de Brasil, São Paulo completa 465 anos hoje (25), data em que foi fundado o colégio jesuíta que deu origem à metrópole. Atualmente, vivem na capital paulista 12,2 milhões de pessoas e 21,6 milhões em toda a região metropolitana, uma das maiores do mundo.

A cidade se destaca em todos os sentidos. Em sua imensidão, a capital paulista ostenta milhares de arranhas-céus, que reúnem outros milhares de escritórios e sedes de multinacionais ao longo da Marginal do Rio Pinheiros ou na Avenida Paulista. Mas também guarda três aldeias indígenas em seus extremos – Parelheiros e Pico do Jaraguá – em meio à enorme mancha urbana.

Maior centro financeiro do país, São Paulo conquistou o título com a ajuda dos migrantes. São nordestinos, que vieram trabalhar nos complexos industriais e na construção civil. Tem italianos e japoneses, atraídos pela produção de café. Fora os migrantes de várias regiões do país e do mundo que vieram ao longo dos anos e foram fundamentais para a formação da identidade que a cidade exibe hoje.

Além disso, a capital também representa maior economia do país. Segundo o IBGE, sozinha, a capital é responsável por 11% de toda a riqueza produzida no país.

- Continua após a publicidade -

A capital também é referência cultural no país e no mundo. Um desses símbolos é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, idealizado pelo empresário paraibano Assis Chateaubriand e projetado pela ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, em estilo modernista.

Programação de aniversário

Para comemorar o aniversário de 465 anos da cidade, o governo do Estado vai realizar várias ações culturais e de lazer em museus, parques e diversos equipamentos culturais espalhados pela capital.

Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado vão ampliar o horário de funcionamento hoje (25), e estarão abertos para visitação até meia-noite, com atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade.

*Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de São Paulo


Leia mais

Rio, Capital Mundial da Arquitetura da Unesco
Em São Paulo, mais de 2.400 pessoas são batizadas
Igreja em São Paulo propõe o fim do uso de títulos religiosos por candidatos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -