Além de sua experiência, no livro o bispo Adriel Maia responde perguntas relacionadas à família, missão, governança da igreja, e outros assuntos
Por Carolina Leão
Os 40 anos de ministério do bispo emérito Adriel de Souza Maia na igreja Metodista foram registrados no novo livro “Olhar do pastor e bispo”. A obra, de conteúdo didático, conta não somente a sua experiência, mas também responde a perguntas relacionadas à família, missão, governança da igreja, atualidades, entre outros assuntos.
Por meio das respostas, o autor oferece sugestões de diretrizes a partir de percepções da trajetória episcopal, como também apresenta uma revisão da caminhada da Igreja Metodista. Apesar disso, a publicação também atende a diversos públicos, entre cristãos de qualquer denominação, clérigos e leigos.
“Sua leitura permite conhecer um pouco mais sobre a vida e ministério do bispo e traz, além disso, ricos elementos para uma reflexão profunda sobre vida cristã, ministério e missão da Igreja, à luz do chamado de Cristo e da vocação wesleyana. Vale a pena a leitura! ”, diz a revisora do livro, Mauren Julião, pastora na UMC, nos Estados Unidos.
O livro apresenta o convite para a vivência de uma espiritualidade voltada para a vida e missão da Igreja. Ao mesmo tempo em que é um testemunho de vida, a traz observações sobre o contexto atual e orientações sobre vida cristã e ministério. Confira abaixo os cinco temas que permeiam a leitura:
- Olhar sobre a vida familiar
- Olhar sobre o ministério pastoral
- Olhar sobre os desafios da missão
- Olhar sobre atualidade e atualização
- Olhar sobre a governança da Igreja
Em entrevista à Comunhão, Adriel Maia detalhou o primeiro item, a respeito do lar, e sua abordagem nesta narrativa. “A família precisa de proteção, à luz de tantos desafios internos e externos contrários ao padrão de vida ensinado e vivido por Jesus Cristo, pontua o autor. Assim, ele destaca que a família necessita de três importantes encontros, que dão base a este capítulo:
- O encontro da família com Deus ( Salmo 127) .Fundamento de toda a nossa existência. Esse encontro traz vida ( João 10.10).
- O encontro da família consigo mesma. Há necessidade de periodicamente realizar essa pauta avaliativa, Uma parada obrigatória para expressar sentimentos, um tempo de terapia familiar, uma oportunidade para reafirmar a aliança dos votos matrimoniais, um tempo para compartilhar e agradecer etc.
- O encontro da família com a missão. Desfio para que a família saia do seu isolamento. A família tem um papel fundamental no cumprimento do “ ide de Jesus”. Na compreensão cristã a família vai além dos laços sanguíneos. Fazemos parte da família de Deus.
Sobre o autor
Adriel de Souza Maia é um dos mais expressivos lideres da Igreja Metodista. Bispo emérito, é casado com Mariluse Helena Maia, pai de Marcelo Reis Maia, Eduardo Reis Maia e Adriana Maia Troxler, avô Felipe, Olga, Lino, Caroline e Isabelle. Tem formação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Educacional. Reside em Belo Horizonte, MG. Como bispo emérito foi editor nacional do devocionário no Cenáculo – encontro diário com Deus e atua no campo editorial e como preletor na área de espiritualidade cristã.