De acordo com o psiquiatra Jovino Araújo, o suicídio é uma morte evitável e ouvir as pessoas pode salvar vidas
Por Marlon Max
Estatísticas mostram que, a cada ano, mais de 13 mil suicídios ocorrem no Brasil e mais de 1 milhão no mundo — principalmente entre jovens. As principais causas do problema são: depressão, solidão, ansiedade, expectativas não realizadas e as dificuldades do dia a dia. Para promover a conscientização sobre esse mal, este mês se celebra a campanha Setembro Amarelo.
Os cristãos não estão isentos do problema e cada vez mais são registrados casos de depressão, ansiedade e suicídios entre filhos e filhas de Deus, até mesmo entre pastores e líderes, o que a Sepal tem chamado de “epidemia silenciosa de suicídios entre cristãos”.
Como entender esse fenômeno entre cristãos? Como compreender que haja pessoas deprimidas e solitárias dentro das igrejas, com crises de ansiedade e o impulso de tirar a própria vida? E, principalmente, o que nós, cristãos, podemos fazer, como indivíduos e comunidades, para acolher e amparar aqueles em nosso meio que enfrentam esse problema — em especial, por saber que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados se a vítima pedisse ajuda ou tivesse um ombro amigo para acolhê-la, ouvi-la e abraçá-la.
Esse fato lança um grito de alerta para a igreja de Cristo
A editora GodBooks criou uma seleção de livros que tratam do assunto, mostrando que há, sim, como superar os males que levam ao suicídio, e que a Igreja tem papel preponderante nisso.
Maurício Zágari (teólogo, jornalista e escritor) — autor de A cura da solidão: O caminho para vencer a dor de se sentir solitário.
Eliezer Victor Ramos (pastor da Primeira Igreja Batista da Penha, em São Paulo) — autor de Paz em meio ao caos: Como vencer com serenidade os momentos difíceis da vida.
Guilherme Franco (pastor da Igreja A Ponte, em Recife) – autor de Suicídio e depressão: Onde entra Deus nessa história?
Gerson Borges (músico e pastor de Comunidade de Jesus, em São Bernardo do Campo) — autor de Do lamento à esperança: Superando a dor com a razão e o coração.