19.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio 2022

4 benefícios da tecnologia para as igrejas

Foto: Reprodução

A automatização da gestão eclesiástica pode simplificar o trabalho dos líderes, favorecendo o crescimento e a estabilidade da congregação

Por Patricia Scott 

A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e das instituições. Sendo assim, a igreja está cada vez percebe a necessidade de investir em ferramentas para dinamizar a gestão eclesiástica, como também para alavancar o crescimento e desenvolvido ministerial. Essa realidade ficou ainda mais evidenciada a partir da pandemia da Covid-19, quando as pessoas estiveram impedidas de estarem presencialmente nos cultos, como também nas atividades da congregação.

Existem diversas formas de a tecnologia servir de instrumento auxiliador na evangelização, na obra missionária, no ensino e no discipulado, por exemplo. Algumas igrejas ainda “engatinham” quando o assunto é inclusão digital. Em contrapartida, outras avançam a passos largos com investimentos nessa área e já colhem resultados significativos. É bom frisar que o ambiente virtual não inviabiliza o presencial. Na verdade, há uma complementação, que fortalece a igreja e proporciona o rompimento de barreiras. 

Atente para quatro utilidades importantes da tecnologia, que podem beneficiar a igreja:

1 – Comunicação
A força vital da igreja e a base da sua missão estão na comunicação. A tecnologia ajuda a aprimorar qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas, facilitando a comunicação de longa distância, como a de massa.

Em um mundo onde as pessoas estão, a todo momento, com seus celulares à mão, a comunicação eletrônica é, sem dúvida, um instrumento essencial para a comunicação pastoral. Outro ponto é proporcionar melhor qualidade e interação como instituição. Um instrumento tecnológico essencial é o aplicativo para a igreja, sendo possível ampliar a qualidade do pastoreio, engajar os membros e expandir o alcance da igreja.

2 – Interatividade
Atualmente, a partir da internet, surgiram inúmeras maneiras da igreja evangelizar. É possível transmitir o Evangelho e amor de Jesus em diversas formas e canais: e-mail, blogs, sites, redes sociais, aplicativos, vídeos e serviços de stream, podcasts.

A igreja pode se beneficiar da interatividade e do engajamento, que são características fortes das novas tecnologias. Elas permitem que as igrejas ofereçam experiência multissensorial, mesmo quando as pessoas não estão presentes fisicamente. A partir de vídeo, áudio, imagens e palavras, o conteúdo pode ser apresentando de maneira diferenciada, ampla e versátil.

3 – Crescimento
É importante compreender que crescimento não é apenas número, mas desenvolvimento na fé. Com a capacidade de conectar e construir relacionamentos, as igrejas que recorrem à tecnologia têm maior visibilidade, ganham mais apelo com o público, principalmente os mais jovens. Assim, alcançam também um público mais amplo, diversificado, ao compartilhar os ensinamentos de Jesus.

Uma igreja que investe no universo digital leva a Palavra até as pessoas, e não espera que elas venham ao seu encontro. Realizar eventos online é uma boa iniciativa para alavancar o crescimento da congregação, além de aproximar a igreja dos membros e da comunidade. Para tanto, a igreja pode usar uma plataforma de gestão de eventos, que gerencia todas as etapas do acontecimento.

4 – Eficiência
Uma das maiores vantagens da tecnologia é a sua capacidade de otimizar e agilizar a execução de atividades. À medida que a igreja cresce, a liderança precisa de ajuda para gerenciar as equipes, finanças, eventos, cursos e serviços. Uma boa opção é uma plataforma de gestão, que automatiza os processos, inclusive os administrativos e financeiros, de forma segura e eficiente, economizando tempo de pastores e líderes.

A modernização das igrejas é um processo natural e gradativo. A automatização de processos pode simplificar o trabalho dos líderes, favorecendo a estabilidade da igreja. A tecnologia auxilia ainda no gerenciamento de tarefas, proporcionando resultados com excelência.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se