Sepal 2012: Como será a igreja nos próximos anos?

O 39º Encontro Sepal 2012, de 7 a 11 de maio, vai reunir mais de 1800 pastores e líderes em Águas de Lindóia, em São Paulo
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1991 a população evangélica era de cerca de 14 milhões, e, em 2000, passou para 26 milhões. Neste período a população evangélica cresceu 7,43% ao ano, ao passo que e a população em geral, 1,63%. Estes dados mostram que o crescimento dos evangélicos foi superior em relação ao aumento do número de brasileiros.
Segundo levantamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), também do IBGE, os evangélicos passaram de 18%, em 2003, para 20,2% em 2009. Mas este resultado deu espaço a uma nova categoria religiosa presente no Brasil, a dos evangélicos não-praticantes, pessoas que professam a fé mas que não pertencem a nenhuma denominação. Resultados advindos da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE de 2010 revelam que a porcentagem dos evangélicos que não possuem vínculos com a crença saltou de 0,7% para cerca de 3%.
Esse panorama da realidade brasileira mostra que as pessoas estão seguindo alguma religião sem frequentar uma determinada igreja, baseando a fé em preceitos próprios, sem embasamento em tradições, vínculos e princípios em comuns. Por consequência, muitas igrejas têm sido instituídas, além de estar se tornando comum a migração da fé, dando origem a era da mobilidade religiosa.
Tendo como base esse retrato da igreja evangélica no Brasil, a Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes), estabelecida no Brasil desde 1993 – que tem como um de seus objetivos zelar por uma igreja saudável – realizará entre os dias 7 a 11 de maio de 2012, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, São Paulo, o 39º Encontro Sepal para Pastores e Líderes, com o tema Igreja Irresistível.
O evento é voltado para pastores e líderes de várias denominações que, juntamente com os oradores de palestras e seminários, irão discutir a respeito deste novo cenário brasileiro, promovendo uma reflexão um pouco mais profunda do que virá a ser uma Igreja Irresistível, em que as pessoas desejem realmente permanecer.
Entre os palestrantes convidados estão o pastor Bill Hybells, da megaigreja Willow Creek, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos; Luiz Sayão, professor da área bíblica e de hebraico do Seminário Servo de Cristo e da Faculdade Teológica Batista de São Paulo; Paulo Mazoni, pastor da Igreja Batista Central de Belo Horizonte desde 1988; Marcos Amado, pastor de missões da Igreja Batista do Morumbi e missionário da Sepal; Nancy Beach, vice-presidente-executiva de artes da Willow Creek Association, entre outros. Para o louvor, os presentes contarão com a presença de Adhemar de Campos.
Nos próximos dias você saberá com mais detalhes sobre toda a programação do evento e das novidades deste que está entre os mais respeitados encontros de liderança do Brasil.
Participante, acesse a página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/sepal.org.br

SERVIÇO:
39º Encontro Sepal
7 a 11 de maio de 2012
Hotel Monte Real/Águas de Lindóia
Para mais informações e inscrições acesse o site: www.sepaleventos.org.br