24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Igreja faz feira de saúde para mulheres em situação de rua

Mulheres receberam orientações sobre como fazer o autoexame
Elas também passaram por serviços de beleza e estética

A ação, em alusão à campanha Outubro Rosa, foi promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia

Orientações sobre o câncer de mama, saúde em geral e até serviços de beleza foram oferecidos para mulheres em situação de rua nesta terça-feira (24), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), em Vitória.

Entre os profissionais voluntários que atenderam, estavam 18 enfermeiros da faculdade Doctum, técnicos de enfermagem, psicólogo, professor de educação física, esteticista, manicure e cabeleireiros. Foram dadas orientações sobre o autoexame – com manequim prático – e como procurar serviços de saúde na rede pública para outros exames. Também foram feitos teste de glicose, pesagem, aferição de pressão e verificações básicas de saúde.

“Entendemos que esse público, muitas vezes esquecido, também precisa ser alcançado com as informações. Os profissionais foram preparados para detectar algum tipo de problema na saúde e encaminhá-los para a rede de saúde pública”, ressaltou o organizador do evento e pastor adventista, Paulo Furtunato.

Igreja faz feira de saúde para mulheres em situação de rua
Mulheres puderam fazer unhas, cabelo e sobrancelhas

Uma das participantes foi a Jane Rodrigues da Silva, que ressaltou a importância do atendimento que recebeu. “ É tão bom alguém para cuidar da nossa saúde. Isso é muito raro, podia acontecer mais vezes”, disse.

- Continua após a publicidade -

Na parte da beleza, cuidados com as unhas, massagens nos pés, design de sobrancelhas e corte de cabelo estava à disposição de mulheres e homens. “ Gostei muita de participar, nem sempre temos isso aqui. Fiz unha e sobrancelha”, disse Camila Simões.

Sorriso no rosto de Camila e felicidade em dobro para a esteticista Iatiara de Paula. Ela e outras funcionárias do salão Studio Camarim, de Vila Velha, montaram uma estrutura completa para atender as mulheres. “ A alegria que vemos nessas mulheres é igual ou maior do que vemos nas nossas clientes, pois tiveram um pouco de sua autoestima recuperada. Com certeza, nós recebemos muito mais do que elas. É gratificante! “, afirmou.

Centro-Pop

No espaço, pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas de socioeducativas. As atividades são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas. Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, o Centro-Pop também recebe doações de roupas, cobertores, móveis, entre outras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -