29.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Mudanças no PDU de Vitória ajudarão no crescimento das igrejas

Outra alteração foi sobre a ampliação das igrejas em áreas carentes. Agora, os templos poderão aumentar em 33% de sua área construída

Alterações no número de vagas de garagem e ampliação dos templos são as novidades da legislação.

Votado pela Câmara de Vereadores no início da tarde desta terça-feira (15), o Plano Diretor Urbano (PDU) da cidade de Vitória, Espírito Santo, traz alterações que irão auxiliar a expansão das igrejas.

A legislação, que estava sendo discutida pelos moradores da capital capixaba desde 2015, valerá para os próximos dez anos. O PDU é uma legislação que regulamenta como a cidade vai crescer e funcionar em vários aspectos.

Uma das mais importantes novidades diz respeito às vagas de garagem. Na proposta 3046/2015 aprovada, os templos religiosos terão isenção de até 10 vagas de garagem. “Igrejas com até 500m² de área construída não precisam oferecer estacionamento. Ou seja, é necessária uma vaga para cada 50m². Por exemplo, se o templo tiver 600m² e dividirmos pelos 50m² – relativos a esta uma vaga -, o resultado será 12, o que significa que a igreja deverá ofertar duas vagas e não mais 12”, explicou o vereador Davi Esmael, presidente da Comissão de Políticas Urbanas da Câmara de Vitória, principal comissão ligada à avaliação do projeto final do PDU antes de sua votação.

Outra alteração foi sobre a ampliação das igrejas em áreas carentes. A proposta de Lucas Daniel aprovada permite o crescimento dos templos em 33% de sua área construída.

- Continua após a publicidade -

Para Davi, dar tratamento urbanístico justo às igrejas, reconhecendo o seu papel social na comunidade é primordial. “O poder público precisa olhar as igrejas de outra maneira. Elas não funcionam como uma empresa, um órgão público. Então, as exigências precisam ser diferenciadas e mais flexíveis”, concluiu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -