26.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Processados após proibição de evangelismo na Rússia

Após um ano de lei, os cristãos continuam sendo os mais atingidos pela restrição.

Os cristãos compõem a grande maioria dos que sofrem com a implantação das leis tidas como “anti-missionárias” na Rússia. São mais de 180 casos trazidos sob a nova legislação que entrou em vigor há um ano. As perseguições cresceram nos primeiros 12 meses desde que foram implementadas, no dia 20 de julho de 2016.

Estão proibidas atividades que vão desde encontros de oração em casas, publicar canções cristãs em sites religiosos e até mesmo orar na presença de outros cidadãos sendo interpretados como “atividade missionária”.

Relatórios publicados pelo Forum18, uma organização de liberdade religiosa na Noruega, detalham os mais de 180 grupos religiosos e indivíduos punidos pelas restrições e revelam que os protestantes evangélicos compõem a maioria dos “castigados”.

Confusão

Os regulamentos, oficialmente listados como Código Administrativo Artigo 5.26, Partes 3, 4 e 5, entraram em vigor no dia 20 de julho e proíbem a “atividade missionária” por russos e estrangeiros. No entanto, a definição ampla da lei religiosa russa provocou confusão quanto ao que constitui uma “atividade missionária” e em que circunstâncias os crentes podem compartilhar sua fé com os outros.

Com multas de até 50 mil rublos (cerca de seis semanas de salários médios) para indivíduos e até um milhão de rublos para organizações, os estrangeiros também podem enfrentar a deportação e o confisco de qualquer material, como no caso de Donald Ossawaarde.

Culpado

O ministro batista dos Estados Unidos foi considerado culpado por “realizar atividades missionárias ilegais”, ao fazer estudos bíblicos semanais em sua casa, na Rússia. Ele levou o seu caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, representado pela Alliance Defending Freedom International (ADF), uma instituição de caridade de liberdade religiosa.

Donals Ossewaarde é mais um dos 30 indivíduos e grupos batistas a serem processados de acordo com a lei, além de mais de 35 evangélicos. Outros ligados às igrejas pentecostais, apostólicas e presbiterianas mostram que os cristãos são o maior grupo visado pelas leis.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Em que mundo nós vivemos?

Numa sociedade que valoriza o material, o presente e a razão, somos desafiados a viver por fé, a crer no inacreditável. Afinal, vivemos num...

Justiça determina que AM use dinheiro de fundo de turismo para comprar vacinas

Hoje com cerca de R$ 150 milhões em caixa, para comprar vacinas contra a covid-19 Por Liege Albuquerque, especial para o Estadão (AE) A juíza federal...

Rio se mantém em ‘risco alto’ e já confirmou 7 casos de covid-19 com novas cepas

De acordo com a Prefeitura, os novos casos da variante P1 foram identificados em um homem de 54 anos, que residia no centro e...

Adiamento da votação da ‘PEC da Blindagem’ é considerada derrota para Lira

Aliados de Lira avaliam que o melhor momento para votar a PEC era nesta semana Por Felipe Frazão (AE) O adiamento para esta sexta-feira, 26, da...

Justiça aceita denúncia e Boulos vira réu por invasão do triplex no Guarujá

Boulos virou réu em processo por possível violação ao artigo 346 do Código Penal Por Rayssa Motta (AE) A Justiça Federal em São Paulo aceitou a...

Fux acolhe pedido da CNBB e recomenda a juízes ‘especial cautela’ em desocupações

A decisão acolhe um pedido apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que integra o Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário Por...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!