24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Encontrado local onde Jesus teria multiplicado pães e peixes

Arqueólogos israelenses encontraram em uma região próxima ao Mar da Galileia, no Lago de Tiberiades, restos de Betsaida, um povoado o qual, segundo as tradições cristãs, os discípulos Pedro, André e Felipe moraram

Arqueólogos encontram vestígios de onde ocorreu milagre bíblico.

Arqueólogos israelenses encontraram em uma região próxima ao Mar da Galileia, no Lago de Tiberiades, restos de Betsaida (Julias), um povoado no qual, segundo as tradições cristãs, os discípulos Pedro, André e Felipe moraram. Além disso, é considerado o local onde ocorreu o milagre da multiplicação dos pães e peixes relatado no Novo Testamento.

“Encontramos o que parece ser a cidade dos três apóstolos, onde Jesus multiplicou os pães e os peixes”, disse arqueólogo Mordejai Aviam, do Kinneret College, em Israel, que há três anos trabalha neste projeto, em entrevista dada à Agência EFE.

O local, hoje chamado de Reserva Natural do Vale de Betsaida, que se localiza na porção nordeste do Mar da Galileia, foi vasculhado pela equipe formada por mais de 25 pessoas, entre arqueólogos e voluntários.

Entre os materiais coletados, estão uma capa do período das Cruzadas, uma feitoria de açúcar datada do século XIII, um mosteiro e uma construção que acreditam ter sido uma igreja. Além disso, foram encontrados restos do período bizantino dois metros abaixo do solo.

- Continua após a publicidade -

Depois que foi encontrada uma peça de cerâmica em 2014, a equipe concentrou seu trabalho nessa área, apesar da anterior negação da possibilidade em encontrar algo do período da história.

“Existem moedas, cerâmica, um mosaico, paredes e um banheiro de estilo romano, o que nos leva a crer que não se tratava simplesmente de um povoado, mas de uma grande cidade romana”, disse Aviam.

O trecho bíblico diz que o local foi para onde Jesus foi após saber da morte do profeta João. No entanto, seguido por uma multidão e discípulos. Na ocasião, seus seguidores disseram que não havia alimento suficiente para todos.

“18. E ele disse: ‘Trazei aqui’. 19. E, tendo mandado a multidão sentar na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 20. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, 12 cestos cheios. 21. E os que comeram foram quase 5 mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 14:18-21).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -